PSD apoia Maria das Dores Meira em Setúbal e Isaltino Morais em Oeiras

O PSD anunciou hoje que vai apoiar as candidaturas independentes de Isaltino Morais em Oeiras e da antiga autarca da CDU Maria das Dores Meira em Setúbal, tendo também confirmado a recandidatura de Luís Filipe Menezes em Gaia.

isaltino morais

© GlobalImagens

Lusa
15/07/2025 15:42 ‧ ontem por Lusa

Política

Autárquicas

Estas decisões foram tomadas em reunião da Comissão Política Nacional do PSD, que, através de comunicado, divulgou a lista dos últimos candidatos apoiados pelos sociais-democratas a câmaras municipais, tendo em vista as eleições autárquicas de 12 de outubro deste ano.

 

Entre as escolhas decididas pela Comissão Política do PSD, constam os esperados apoios às recandidaturas de Carlos Moedas à presidência da Câmara de Lisboa e de Fernando Ruas em Viseu.

Este órgão de direção do PSD realça também as apostas de Hélder Sousa e Silva, ex-autarca de Mafra, agora para a Câmara de Almada, e do deputado social-democrata Cristóvão Norte para a Câmara de Faro.

De todas as opções agora divulgadas pela Comissão Política do PSD, uma das mais controversas é a do apoio a Maria das Dores Meira, antiga militante do PCP, que foi presidente da Câmara de Setúbal entre 2009 e 2021 eleita pela CDU.

Em 2021, Maria das Dores Meira concorreu pela CDU a presidente da Câmara de Almada, mas dessa vez perdeu diante a atual presidente do Município, a socialista Inês de Medeiros.

Ainda em junho, a concelhia do PSD de Setúbal emitiu uma nota em que divulgou que não iria apoiar nem integrar as listas da candidatura independente de Maria das Dores Meira para a Câmara Municipal.

"Caso se confirme esse convite, ele terá sido feito à revelia da concelhia de Setúbal do PSD, o que consideramos politicamente inaceitável e profundamente desrespeitoso para com os órgãos locais do partido, além de ser uma flagrante violação dos estatutos nacionais do partido", é referido na nota dos sociais-democratas de Setúbal, que defenderam "uma candidatura própria e autónoma aos órgãos autárquicos" do concelho.

Nas últimas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal realizadas em 26 de setembro de 2021, o PSD obteve 16,57% dos votos e dois eleitos, atrás da maioria CDU (coligação PCP/PEV), com 34,40% (cinco eleitos), e do PS, com 27,67% (quatro eleitos).

Mais pacífico é o apoio do PSD à recandidatura do antigo ministro social-democrata Isaltino Morais à presidência da Câmara de Oeiras.

Isaltino Morais foi eleito presidente da Câmara de Oeiras pela primeira em 1985, nas listas do PSD, renovando posteriormente o mandato nas eleições de 1989, 1993, 1997 e 2001. Em 2009 voltou a vencer a Câmara de Oeiras, já como independente, mas interrompeu o mandato em 2013, depois de ter sido condenado a dois anos de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em 2017 recandidatou-se novamente ao município como independente e voltou a ganhar, tal como nas eleições de 2021. Devido à lei da limitação de mandatos, as autárquicas deste ano serão as últimas a que Isaltino Morais poderá concorrer no município de Oeiras.

Leia Também: Liderança de 27 municípios nunca mudou de cor política desde 1976

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas