Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Candidato da Esquerda Europeia saúda diálogo em Portugal contra Chega

O 'Spitzenkandidat' (candidato principal) do Partido da Esquerda Europeia à Comissão Europeia, Walter Baier, saúda as "tentativas de diálogo" à esquerda contra a extrema-direita em Portugal, embora admitindo que o resultado do BE "não foi exatamente" o ambicionado.

Candidato da Esquerda Europeia saúda diálogo em Portugal contra Chega
Notícias ao Minuto

07:31 - 19/03/24 por Lusa

Política União Europeia

"Não quero comentar se o resultado é bom ou mau, [mas] li uma declaração em que se dizia que não era exatamente o resultado que o partido desejava", declara Walter Baier, em entrevista à Lusa e a outras agências europeias, no âmbito do projeto Redação Europeia (European Newsroom), em Bruxelas.

Respondendo a uma questão da Lusa, o candidato principal da Esquerda Europeia diz que "há agora tentativas de diálogo com todos os partidos que se opõem à extrema-direita em Portugal".

"Isto está completamente de acordo com a forma como vemos a política na Europa", adianta Walter Baier, classificando o BE como "a principal e mais importante referência na política em Portugal".

O BE falhou o objetivo de afastar a direita e recuperar deputados nas eleições legislativas de 10 de março, apesar de ter subido a votação em cerca de 30 mil votos e mantido os mesmos cinco mandatos, fixando-se como quinta força política.

Logo após as eleições, o BE pediu reuniões ao PS, PCP, Livre e PAN para analisar os resultados das eleições que "mudaram a face política do país" e debater convergências "na oposição ao Governo da direita" e na construção de uma alternativa.

Esta segunda-feira, começaram a ser contados, em Lisboa, os votos dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro, numa operação que se prolonga até quarta-feira, quando deverão ser conhecidos os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa.

Os votos dos emigrantes portugueses irão resultar na eleição de quatro deputados, que poderão influenciar o resultado final das legislativas, uma vez que a coligação Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) elegeu 76 deputados, a que se somam três eleitos pela coligação PSD/CDS-PP no círculo da Madeira, dando um total de 79 deputados. O PS elegeu 77 deputados, num total de 230.

O Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro após ouvir os partidos com assento parlamentar e depois de conhecidos os resultados da emigração.

Nas legislativas de 2022, o PS conquistou os dois lugares da Europa e dividiu o círculo de Fora da Europa com o PSD.

A IL, com oito lugares, o BE, com cinco, e o PAN, com um, mantiveram o número de deputados. O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.

Walter Baier, de 70 anos, foi escolhido, no final de fevereiro, como 'Spitzenkandidat' do Partido da Esquerda Europeia para as eleições para o Parlamento Europeu, que decorrem entre 06 a 09 de junho próximo.

Doutorado em Economia pela Universidade de Viena e membro do Partido Comunista da Áustria, Walter Baier é presidente do Partido da Esquerda Europeia desde dezembro de 2022.

A figura dos candidatos principais -- no termo alemão 'Spitzenkandidat' -- surgiu nas eleições europeias de 2014, com os maiores partidos europeus a apresentarem as suas escolhas para futuro presidente da Comissão Europeia.

De seguida, em 2019, tentou-se aplicar novamente este modelo, mas por desacordo entre os grupos políticos estes candidatos principais não ocuparam os altos cargos europeus.

Leia Também: Marcelo "desmentiu" bloqueio a Chega? PR emite nota de esclarecimento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório