Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

NATO. Adesão histórica que contraria os que "ficam ao lado de ditadores"

IL lança farpa àqueles que em Portugal "ficam ao lado de ditadores".

NATO. Adesão histórica que contraria os que "ficam ao lado de ditadores"
Notícias ao Minuto

21:24 - 29/06/22 por Carmen Guilherme

Política IL

João Cotrim de Figueiredo exaltou, esta quarta-feira, o facto de a Finlândia e Suécia terem sido formalmente convidadas a aderir à NATO, algo que só foi possível depois de a Turquia levantar o veto à adesão dos dois países à Aliança. O líder da Iniciativa Liberal aproveitou ainda o momento para apontar o dedo àqueles que em Portugal "ficam ao lado de ditadores".

"A Finlândia e a Suécia foram convidadas a aderir à NATO. É histórico, reforça a segurança destes estados e é uma ocasião feliz para os que pretendem aprofundar os valores da liberdade, mesmo deixando contrariados os que em Portugal, assumida ou envergonhadamente, ficam ao lado de ditadores", escreveu no Twitter.

Recorde-se que foi na terça-feira, durante a cimeira da NATO, que decorre em Madrid, que foi anunciado que a Turquia retirou o veto à adesão da Suécia e da Finlândia à Aliança, após semanas de negociações. 

Como contrapartida para a mudança de posição da Turquia, os países nórdicos concordaram em permitir o envio de armas para a Turquia, assinar um acordo de extradição com Ancara e alterar as suas leis antiterroristas para tomar medidas contra o grupo curdo PKK e o movimento Fetö.

Já esta quarta-feira, a NATO iniciou o processo formal para a adesão dos dois países à Aliança.

"Decidimos hoje convidar a Finlândia e a Suécia para se tornarem membros da NATO e concordámos em assinar os protocolos de adesão", lia-se na Declaração da Cimeira de Madrid, subscrita pelos 30 chefes de Estado e de Governo da NATO.

Leia Também: NATO: Catarina Martins critica "péssimo começo da cimeira" com adesão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório