NATO. Adesão histórica que contraria os que "ficam ao lado de ditadores"

IL lança farpa àqueles que em Portugal "ficam ao lado de ditadores".

presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo

© Getty Imagens

Carmen Guilherme
29/06/2022 21:24 ‧ 29/06/2022 por Carmen Guilherme

Política

IL

João Cotrim de Figueiredo exaltou, esta quarta-feira, o facto de a Finlândia e Suécia terem sido formalmente convidadas a aderir à NATO, algo que só foi possível depois de a Turquia levantar o veto à adesão dos dois países à Aliança. O líder da Iniciativa Liberal aproveitou ainda o momento para apontar o dedo àqueles que em Portugal "ficam ao lado de ditadores".

"A Finlândia e a Suécia foram convidadas a aderir à NATO. É histórico, reforça a segurança destes estados e é uma ocasião feliz para os que pretendem aprofundar os valores da liberdade, mesmo deixando contrariados os que em Portugal, assumida ou envergonhadamente, ficam ao lado de ditadores", escreveu no Twitter.

Recorde-se que foi na terça-feira, durante a cimeira da NATO, que decorre em Madrid, que foi anunciado que a Turquia retirou o veto à adesão da Suécia e da Finlândia à Aliança, após semanas de negociações. 

Como contrapartida para a mudança de posição da Turquia, os países nórdicos concordaram em permitir o envio de armas para a Turquia, assinar um acordo de extradição com Ancara e alterar as suas leis antiterroristas para tomar medidas contra o grupo curdo PKK e o movimento Fetö.

Já esta quarta-feira, a NATO iniciou o processo formal para a adesão dos dois países à Aliança.

"Decidimos hoje convidar a Finlândia e a Suécia para se tornarem membros da NATO e concordámos em assinar os protocolos de adesão", lia-se na Declaração da Cimeira de Madrid, subscrita pelos 30 chefes de Estado e de Governo da NATO.

Leia Também: NATO: Catarina Martins critica "péssimo começo da cimeira" com adesão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas