Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Turquia pede extradição de suspeitos "terroristas" da Finlândia e Suécia

Informação foi adiantada pelo ministro da Justiça turco.

Turquia pede extradição de suspeitos "terroristas" da Finlândia e Suécia
Notícias ao Minuto

15:45 - 29/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo NATO

A Turquia pediu a extradição de 33 suspeitos "terroristas" da Finlândia e da Suécia, anunciou Ancara um dia após levantar o veto ao acesso dos Estados nórdicos à NATO.

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, pediu à Finlândia e à Suécia que "cumprissem as suas promessas" sob o novo acordo, acrescentando: "Pediremos à Finlândia que extradite seis membros do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) e seis membros do FETO (Organização Terrorista Fethullahista) e à Suécia que extradite 10 membros do FETO e 11 do PKK", informa a BBC.

O PKK, formado no final dos anos 70, lançou uma luta armada contra o governo turco em 1984, apelando a um Estado curdo independente dentro da Turquia. Também, os Gulenistas - membros do movimento criminalizado FETO - são acusados pela Turquia de um golpe de Estado falhado contra o Presidente Recep Tayyip Erdogan, em 2016.

Os Estados nórdicos concordaram, na terça-feira, em "responder rapidamente aos pedidos pendentes de deportação ou extradição de suspeitos de terrorismo por parte da Turquia", declarando intenção de aderir à aliança defensiva ocidental de 30 membros em maio, em resposta à invasão russa.

Embora a Turquia tenha ameaçado inicialmente vetar o seu pedido, na terça-feira, após quatro horas de debate na cimeira da NATO, entre os Presidentes finlandês e turco e a primeira-ministra sueca, em Madrid, os três países chegaram a acordo.

De referir que o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Ryabkov, condenou a expansão da NATO, apelidando-a de "fator estritamente desestabilizador" e argumentou que "a Cimeira de Madrid afirma o rumo do bloco na contenção agressiva da Rússia".

Leia Também: NATO inicia processo formal de adesão da Finlândia e Suécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório