Turquia pede extradição de suspeitos "terroristas" da Finlândia e Suécia

Informação foi adiantada pelo ministro da Justiça turco.

Turquia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
29/06/2022 15:45 ‧ 29/06/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

NATO

A Turquia pediu a extradição de 33 suspeitos "terroristas" da Finlândia e da Suécia, anunciou Ancara um dia após levantar o veto ao acesso dos Estados nórdicos à NATO.

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, pediu à Finlândia e à Suécia que "cumprissem as suas promessas" sob o novo acordo, acrescentando: "Pediremos à Finlândia que extradite seis membros do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) e seis membros do FETO (Organização Terrorista Fethullahista) e à Suécia que extradite 10 membros do FETO e 11 do PKK", informa a BBC.

O PKK, formado no final dos anos 70, lançou uma luta armada contra o governo turco em 1984, apelando a um Estado curdo independente dentro da Turquia. Também, os Gulenistas - membros do movimento criminalizado FETO - são acusados pela Turquia de um golpe de Estado falhado contra o Presidente Recep Tayyip Erdogan, em 2016.

Os Estados nórdicos concordaram, na terça-feira, em "responder rapidamente aos pedidos pendentes de deportação ou extradição de suspeitos de terrorismo por parte da Turquia", declarando intenção de aderir à aliança defensiva ocidental de 30 membros em maio, em resposta à invasão russa.

Embora a Turquia tenha ameaçado inicialmente vetar o seu pedido, na terça-feira, após quatro horas de debate na cimeira da NATO, entre os Presidentes finlandês e turco e a primeira-ministra sueca, em Madrid, os três países chegaram a acordo.

De referir que o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Ryabkov, condenou a expansão da NATO, apelidando-a de "fator estritamente desestabilizador" e argumentou que "a Cimeira de Madrid afirma o rumo do bloco na contenção agressiva da Rússia".

Leia Também: NATO inicia processo formal de adesão da Finlândia e Suécia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas