ONU condena uso terrorista de animais com explosivos na Colômbia

O Gabinete do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos na Colômbia condenou hoje o uso de animais carregados de explosivos em ataques terroristas, depois de uma mula ter sido usada para matar um soldado.

Colômbia

© Shutterstock

Lusa
11/07/2025 19:46 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Colômbia

"Condenamos o uso de uma mula carregada de explosivos em Valdivia, Antioquia. Um membro do Exército morreu e dois ficaram feridos. Lembramos que o DIH [Direito Internacional Humanitário] proíbe o uso de métodos de guerra que causem sofrimento desnecessário e violem o princípio da humanidade", declarou a organização na rede social X.

 

O ataque referido pelo Gabinete de Direitos Humanos da ONU aconteceu na quarta-feira, alegadamente perpetrado por guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN), que fizeram detonar um explosivo preso ao animal para atacar os soldados.

A explosão matou o segundo-tenente Jhonatan Monsalve Moreno e feriu dois soldados, indicou o comando do Exército, em comunicado.

"Instamos todos os atores armados a respeitarem rigorosamente as regras do DIH e a protegerem e respeitarem a população civil em todos os momentos", acrescentou o Gabinete da ONU.

A utilização de animais para fins terroristas não é uma novidade na Colômbia.

As antigas guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) usaram-nas no passado, mas um ataque desta natureza não ocorre há anos.

"Em tempos passados, a nossa pátria foi atacada da mesma forma. Hoje, décadas depois, o ELN repete esta barbárie, demonstrando o desprezo pela vida, pela lei e pelo mais elementar sentido de humanidade", afirmou o comandante do Exército, Luis Emilio Cardozo.

Leia Também: Colômbia nomeia nova chefe da diplomacia após polémica com passaportes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas