Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"IL decidiu sair à rua mas enganou-se no mês". Partido já respondeu ao BE

Deputada do Bloco criticou a decisão da IL organizar a sua marcha na próxima segunda-feira.

"IL decidiu sair à rua mas enganou-se no mês". Partido já respondeu ao BE
Notícias ao Minuto

23:07 - 20/04/22 por Hélio Carvalho

Política 25 de Abril

O anúncio de que a Iniciativa Liberal (IL) iria organizar, pelo segundo ano consecutivo, o seu próprio desfile no dia 25 de Abril, voltou a ser recebido de forma crítica pelo Bloco de Esquerda (BE) e, mais especificamente, pela deputada pelo distrito de Setúbal, Joana Mortágua.

A deputada comentou no Twitter que "a IL decidiu sair à rua, mas enganou-se no mês", aludindo às sucessivas declarações e comentários do partido liberal sobre o 25 de Novembro ser a data em que se deve celebrar o início da Democracia, e não o 25 de Abril.
 
O líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo - que era deputado único no ano passado - não gostou do comentário da bloquista.

Numa resposta no Twitter, o liberal salientou que "os liberais saem à rua no 25 de Abril, no 25 de Novembro e no dia em que bem entenderem sair". "Bem sei que isso custa a alguns que não respeitam o pluralismo político, mas a rua é de todos", afirmou o deputado.

Em 2021, a IL decidiu organizar a sua própria marcha no 25 de Abril - o primeiro cortejo após o início da pandemia -, depois da Associação 25 de Abril ter inicialmente recusado a presença do partido nas cerimónias na Avenida da Liberdade.

Esta quarta-feira, o partido anunciou o regresso do seu desfile, afirmando em comunicado que considera "que as Celebrações do 25 de Abril não são exclusivas dos partidos de esquerda nem das suas organizações satélite".

"A Iniciativa Liberal comemora o 25 de Abril desde a sua fundação, a data que iniciou o processo de transição para uma democracia em Portugal e que se concluiu a 25 de Novembro 1975", reiterou.

Enquanto o 25 de Abril de 1974 marca a queda do Estado Novo e o dia da revolução que deitou abaixo a ditadura fascista, o 25 de Novembro de 1975 foi o culminar de um 'Verão Quente' de grande instabilidade, quando os planos de uma movimentação militar liderada por Otelo de Saraiva Carvalho e uma tentativa de golpe em Lisboa foram gorados pelos militares e pelo então Presidente Costa Gomes.

O 25 de Novembro é considerado, assim, o fim do Processo Revolucionário Em Curso (PREC).

Leia Também: 25 Abril. Iniciativa Liberal volta a promover desfile próprio em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório