Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Sentido de voto depende muito da forma como negociações vão decorrer"

Rui Tavares recordou que, mesmo admitindo que a inflação possa ser conjuntural, esta chega a Portugal "em cima de muitos anos em que os trabalhadores perderam poder de compra".

"Sentido de voto depende muito da forma como negociações vão decorrer"
Notícias ao Minuto

17:31 - 13/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política OE2022

O deputado único do Livre afimou, esta quarta-feira, que o sentido de voto do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2022 irá depender da forma como vão decorrer as negociações, nomeadamente do grau de aceitação das propostas de alteração feitas pelo Livre.

"O sentido de voto depende muito da forma como estas negociações vão decorrer. Nós queremos sinais políticos em relação aos pontos que pomos em cima da mesa. Isso, por sua vez, vai abrir espaço político para discutirmos na especialidade. E depois, dependendo da quantidade de propostas do Livre que forem aprovadas na especialidade, aí decidiremos a nossa votação final global", afirmou Rui Tavares, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Numa reação à apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2022, feita pelo Ministro das Finanças ao início da tarde, o líder do Livre sublinhou que o documento "é pautado por uma linha orientadora por parte do Governo na qual o Livre nao se revê".

"O Governo tende a ver as mudanças por que estamos a falar como conjunturais e o Livre como estruturais", referiu. O deputado considerou que, mesmo admitindo que a inflação possa ser conjuntural, esta chega a Portugal "em cima de muitos anos em que os trabalhadores perderam poder de compra".

"Os portugueses precisam de recuperar poder de compra e, se for conjuntural, ter uma política assente num pacto para rendimentos, trabalho e proteção social", defendeu.

O Livre irá insistir em três propostas que diz ter o intuito de fazer "transformações estruturais da economia" e será através dos "sinais políticos" que receber que decidirá o sentido de voto.

"Em primeiro lugar, o programa '3C' (Casa, Conforto e Clima) para apostar no conforto térmico das casas, baixar a fatura de energia e assegurar a soberania energética", disse.

Para além deste programa, o Livre propõe a criação de apoios, como foram dados aos transportes públicos, mas para o transporte escolar em veículos elétricos, que também poderiam apoiar a população sénior ou com mobilidade reduzida.

Tavares insistiu ainda numa proposta aprovada no Orçamento do Estado para 2020, na altura apresentada por Joacine Katar Moreira, que diz "ainda não ter saído do papel": a criação de uma agência ou unidade de missão para o Novo Pacto Verde ('Green New Deal').

"São três elementos para os quais queremos ouvir respostas que nortearão toda a atitude que o Livre terá na generalidade, especialidade e votação final global", disse, assegurando que o partido ainda não fechou o seu sentido de voto.

O Governo entregou hoje ao início da tarde, na Assembleia da República, a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que prevê que a economia portuguesa cresça 4,9% em 2022 (uma ligeira revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais face à última estimativa) e mantém a previsão de um défice de 1,9% do PIB.

Leia Também: OE2022: Defesa e Negócios Estrangeiros com variação mínima da despesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório