Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Lobo-ibérico e cavalo mortos. "Ação cobarde e de extrema crueldade"

Deputada do PAN critica a falta de vigilantes da natureza e de meios para agir. "Falta justiça", acrescenta, reagindo à morte de um lobo-ibérico e de um cavalo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. As imagens partilhadas nas redes sociais podem ferir a suscetibilidade dos leitores. 

Lobo-ibérico e cavalo mortos. "Ação cobarde e de extrema crueldade"
Notícias ao Minuto

17:15 - 16/02/21 por Melissa Lopes com Lusa

Política PAN

A Guarda Nacional Republicana está a investigar a morte de um cavalo e de um lobo-ibérico, cujas carcaças foram encontradas num local ermo e de difícil acesso dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

"Mais uma ação cobarde e de extrema crueldade documentada em imagens no PNPG (Parque Nacional Peneda-Gerês). Um cavalo garrano e um lobo-ibérico foram violentamente armadilhados", reagiu nas redes sociais Bebiana Cunha, deputada do PAN.

"Continuamos com a saga da desproteção ambiental e animal em Portugal. Faltam vigilantes da natureza e meios para agirem. Falta justiça", acrescentou.

Alertamos que as imagens partilhadas nas redes sociais podem ferir a suscetibilidade dos leitores.

De sublinhar que o lobo-ibérico é uma espécie protegida e possui em Portugal, desde 1990, o estatuto de ameaça de "em perigo".

Os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) procederam à recolha do cadáver do animal que foi entregue ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a realização de uma necropsia, que poderá esclarecer a causa da morte.

Também no local, perto de Xertelo, aldeia da freguesia de Cabril, no concelho de Montalegre, os guardas procederam à recolha de prova para o processo crime, que ficará a cargo do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA).

A GNR está a averiguar se, naquele sítio de acesso apenas apeado, existem indícios de armadilhas e de outros animais mortos.

O lobo é uma espécie protegida em Portugal, quer ao abrigo de legislação europeia, quer ao abrigo de legislação nacional específica, e encontra-se em curso um novo censo nacional dirigido a esta espécie. O último decorreu em 2002/2003.

Leia Também: GNR investiga morte de lobo-ibérico em Montalegre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório