Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vacinação de juízes e deputados? "Passou-se do 8 ao 80"

Vital Moreira atira farpas ao Governo por ter decidido incluir nas prioridades de vacinação imediata milhares de pessoas sem nenhum risco especialmente elevado de contaminação, como juízes e deputados.

Vacinação de juízes e deputados? "Passou-se do 8 ao 80"
Notícias ao Minuto

10:16 - 27/01/21 por Notícias ao Minuto

Política Covid-19

Depois de ter defendido a vacinação dos dirigentes do Estado, Vital Moreira percebe agora que o critério foi estendido a outros profissionais que não têm risco elevado de contaminação. E, perante este cenário, o constitucionalista muda de opinião: "Assim, não!".

Numa publicação na bloque 'Causa Nossa', o ex-eurodeputado começa por recordar que defendeu, há alguns dias, "a vacinação dos dirigentes do Estado colocados na primeira linha de contacto com terceiros, contra a opinião dominante".

Percebeu, porém, que "à boleia dessa ideia entram nas prioridades de vacinação imediata milhares de novas pessoas sem nenhum risco especialmente elevado de contaminação". Entre estas pessoas estão "juízes e magistrados do ministério público (quando os tribunais estão em vias de encerrar), os funcionários da AR (únicos funcionários públicos abrangidos), etc".

E isto acontece quando "grupos de risco sanitário prioritários (pessoas com doenças graves) ainda não começaram a ser vacinados, vendo protelada a sua vez com a prioridade dada a mais estes privilegiados".

Considera, por isso, o comentador político que se passou "8 ao 80, sem nenhuma explicação pública convincente para a amplitude da nova prioridade de vacinação e com muito oportunismo corporativo à vista".

De lembrar que a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou na segunda-feira que vai arrancar na próxima semana a "vacinação dos maiores de 50 anos com certas comorbilidades, dos bombeiros e equipas de primeira intervenção de ação social e ainda das pessoas que asseguram serviços essenciais".

Recorde-se ainda que há deputados que também já se pronunciaram contra a medida.

Leia Também: Deputados começam a ser vacinados para a semana (mas há quem não queira)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório