Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

JSD vai hoje a votos com novas regras adaptadas à pandemia de Covid-19

Os deputados Alexandre Poço e Sofia Matos disputam hoje a liderança da Juventude Social-Democrata, numa eleição que decorre em moldes diferentes do habitual devido à pandemia de covid-19.

JSD vai hoje a votos com novas regras adaptadas à pandemia de Covid-19
Notícias ao Minuto

06:10 - 26/07/20 por Lusa

Política JSD

Habitualmente, a votação decorre presencialmente, no último dia do congresso, mas desta vez o XXVI Congresso Nacional da JSD está a realizar-se desde sexta-feira e até hoje por via telemática (à distância).

Já as votações dos cerca de 600 delegados eleitos serão descentralizadas por todo o país, nas sedes distritais, entre as 12:00 às 19:00 de hoje, sendo a máscara de proteção individual obrigatória para votar.

Presencialmente, apenas estarão na sede nacional da JSD os presidentes dos órgãos nacionais, um por sala, com um televisor, onde estará a ser transmitido o congresso através de uma plataforma informática.

O congresso esteve inicialmente marcado para 17, 18 e 19 de abril, mas foi cancelado devido à pandemia, tendo a campanha decorrido sobretudo via redes sociais.

Sofia Matos, 29 anos, é atualmente secretária-geral da JSD e foi mandatária nacional para a Juventude de Rui Rio na disputa interna pela liderança do PSD.

Natural da Trofa (Porto), a deputada, eleita pelo círculo do Porto nas legislativas de outubro, é advogada e também presidente distrital da JSD.

Alexandre Poço, 28 anos, natural de Oeiras (Lisboa) é consultor e um dos cinco vice-presidentes da JSD e líder da distrital de Lisboa desta estrutura.

Licenciado em Ciências da Comunicação, foi eleito deputado nas últimas legislativas por Lisboa. Nas recentes eleições internas do PSD, esteve inicialmente ao lado do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, e na segunda volta apoiou o antigo líder parlamentar Luís Montenegro.

A atual líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes, já completou 30 anos - idade limite para militar na 'jota', não se podendo recandidatar -, foi eleita em abril de 2018 e tornou-se então a primeira mulher a chefiar esta estrutura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório