Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

PEV considera que faz sentido assinalar na rua o Dia do Trabalhador

O PEV defendeu hoje que este ano faz "mais sentido do que nunca" comemorar na rua o 1.º de Maio e considerou que a concentração da CGTP-IN em Lisboa cumpriu as normas de saúde face à covid-19.

PEV considera que faz sentido assinalar na rua o Dia do Trabalhador
Notícias ao Minuto

16:49 - 01/05/20 por Lusa

Política 1.º de Maio

Esta posição foi transmitida à agência Lusa pelo deputado do PEV José Luís Ferreira, durante a concentração promovida pela CGTP-IN para assinalar o Dia do Trabalhador, que decorreu na Alameda, em Lisboa.

O deputado de "Os Verdes" apontou depois que os problemas estão a acentuar-se para os trabalhadores neste quadro de crise sanitária do país e, como tal, "mais se justifica a rua"."Consideramos que é possível fazer as comemorações do 1.º de Maio na rua, com a responsabilidade que é própria da CGTP-IN, que consegue fazer esta iniciativa com respeito integral das regras sanitárias e as orientações das autoridades de saúde. É na rua que o 1.º de Maio deve ser celebrado, até porque os problemas dos trabalhadores não são virtuais", declarou José Luís Ferreira.

"Estamos ainda num período de estado de emergência em que parcialmente os direitos dos trabalhadores estão suspensos. Estamos também a assistir a uma ofensiva por parte das grandes empresas de fazer tábua rasa dos direitos de quem trabalha", acusou.

Questionado sobre a evolução do país para a situação de calamidade a partir de domingo, com o fim do estado de emergência, José Luís Ferreira demarcou-se dessa decisão tomada pelo Governo.

"Para o PEV, era fundamental que não houvesse prolongamento do estado de emergência. Consideramos que nesta fase também não havia necessidade de declarar o estado de calamidade. Mas essa é uma responsabilidade exclusiva do Governo. O PEV, no parlamento, não deixará de fiscalizar o Governo para saber que uso, dimensão e alcance pretende fazer com essa medida excecional", respondeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório