Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Marques Mendes: "Acho que a cerimónia do 25 de Abril deve realizar-se"

Ex-líder do PSD comentou a polémica da semana acerca da realização da comemoração do Dia da Liberdade na Assembleia da República.

Marques Mendes: "Acho que a cerimónia do 25 de Abril deve realizar-se"

Marques Mendes considerou que a polémica com as celebrações do 25 de abril no Parlamento é "desnecessária". "Bem podia ter sido evitada se houvesse, da parte do Presidente da Assembleia da República, um pouco menos de arrogância e um pouco mais de bom senso", disse no comentário semanal na SIC. 

"Acho que a cerimónia do 25 de Abril deve realizar-se e devia realizar-se, mas podia e devia realizar-se com um quinto dos deputados - como todas as semanas o Parlamento está a reunir - e com um único convidado: o Presidente da República", acrescentou o comentador.

Ou seja, continuou, "uma cerimónia muito mais pequena" que não deixe de ser "digna". 

"Se tivesse sido feita desta maneira não havia polémica no país, que não é boa para ninguém, não é boa para a Democracia e o Presidente da Assembleia da República ainda está a tempo de corrigir esta situação", sublinhou.

Para o ex-líder do PSD, "deve haver cerimónia". "Se o Parlamento estivesse fechado durante o período do Estado de Emergência, compreenderia que não fosse reaberto só para fazer a cerimónia do 25 de abril por muito importante" que seja "e é".

Mas, na verdade, todas as semanas o Parlamento tem sessão e, por isso "se se reúne durante a semana com regras e a redução do número de deputados, porque não há-de reunir-se para celebrar o 25 de abril?", questionou.

Quanto ao Primeiro de Maio, as "celebrações não fazem sentido". "E não é por nenhuma razão política ou sindical é por uma razão sanitária. Como é que é possível em manifestações de centenas ou milhares de pessoas garantir as regras de distanciamento social? Não é possível, sejamos francos". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório