Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo Regional desafiado a mostrar que a aquacultura é "vantajosa"

O PS/Madeira desafiou hoje o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, a mostrar à população que a aquacultura marinha é "vantajosa", numa altura em que está prevista uma manifestação contra a instalação de jaulas na Ponta do Sol.

Governo Regional desafiado a mostrar que a aquacultura é "vantajosa"
Notícias ao Minuto

13:15 - 29/01/20 por Lusa

Política PS/Madeira

"Talvez este domingo [2 de fevereiro] seja uma boa ocasião para o presidente do Governo Regional e o secretário do Mar e Pescas aparecerem na Ponta do Sol, às 16h00, para ouvir as pessoas", disse o deputado socialista Carlos Coelho, no âmbito de uma intervenção no parlamento regional, no período antes da ordem do dia.

O socialista referia-se à manifestação agendada pela Plataforma AZIA, uma organização civil, contra o projeto de aquacultura já aprovado para a frente mar do concelho da Ponta do Sol, na zona oeste da Madeira.

Carlos Coelho acusou o executivo (PSD/CDS-PP), liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, bem como os secretários do Mar e das Pescas e da Economia, os centristas Teófilo Cunha e Rui Barreto, de "falta de estratégia e de planeamento".

O deputado sublinhou, por outro lado, que o Plano de Ordenamento para a Aquacultura Marinha da Região Autónoma (POAMAR), aprovado na anterior legislatura (2015-2019), não foi submetido a uma "verdadeira discussão pública", além de que não foram estabelecidas contrapartidas para "mitigar os impactos" visuais e ambientais.

"O processo foi conduzido com palas nos olhos, para satisfazer meia dúzia de interessados" (Carlos Coelho)

O secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, indicou recentemente que o executivo de coligação PSD/CDS-PP "mantém a decisão de continuar a apostar" no setor da aquacultura marinha, responsável por uma produção anual de 1.000 toneladas de peixe, no valor de 5 milhões de euros.

Das cinco zonas criadas no âmbito do POAMAR, há duas ainda sem atividade, localizadas entre os municípios da Ponta do Sol e Calheta, sendo que existe já um projeto aprovado para o primeiro concelho.

As câmaras municipais da Ponta do Sol, liderada pelo PS, e da Calheta, governada pelo PSD, têm manifestado reservas quando à instalação de jaulas para a produção de peixe na frente mar dos concelhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório