Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PDR: Resultados eleitorais mostram desejo de "mudança" dos madeirenses

O cabeça de lista do Partido Democrático Republicano (PDR) nas eleições regionais da Madeira de domingo, Filipe Rebelo, afirmou que os resultados demonstram que os madeirenses desejam uma mudança de políticas.

PDR: Resultados eleitorais mostram desejo de "mudança" dos madeirenses
Notícias ao Minuto

01:21 - 23/09/19 por Lusa

Política Eleições/Madeira

"A subida do PS de sete para 19 deputados demonstra que o povo madeirense e porto-santense quer uma mudança. Eu espero que amanhã [segunda-feira] nas negociações haja essa mudança e que seja uma Madeira melhor para todos", afirmou à agência Lusa o candidato do PDR.

O PSD venceu no domingo as eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira com 39,42% dos votos, mas perdeu pela primeira vez a maioria absoluta, elegendo 21 dos 47 deputados, mais dois do que o PS (19), a segunda força política mais votada.

"O PDR vê de uma forma natural [os resultados eleitorais] pela desigualdade que houve ao longo da campanha, derivado às grandes máquinas de PS e PSD", justificou.

Segundo o candidato, "foi criado, ao longo da campanha, um fosso entre os partidos pequenos e os grandes".

"A gente vê que daqueles [partidos] que tinham assento parlamentar três desapareceram e outros desceram e perderam, a olhos vistos, deputados para o PS", apontou.

Filipe Rebelo acusou ainda o PSD de ter transportado eleitores das zonas rurais para as mesas de voto, influenciando, no entender do candidato do PDR, o sentido de voto.

"Isso deveria ser proibido porque esses mesmos votos são influenciados para votar nas cores do Governo", sublinhou.

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o CDS-PP conquaistou 5,76% dos votos e três deputados, sendo a terceira força política mais votada, seguido pelo JPP, com 5,47% e também três parlamentares.

A CDU conquistou um lugar, depois de alcançar 1,80% dos votos.

Mais nenhum partido conseguiu eleger deputados para a Assembleia Legislativa da Madeira, que tem um total de 47.

O PDR obteve 0,42% e foi a 14.ª força política mais votada, entre 17 listas concorrentes, com 603 votos.

A abstenção foi de 44,49%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório