Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PSD a "hierarquizar" propostas: "Não podemos enganar os eleitores"

Principal partido da oposição, o PSD, está a "hierarquizar" as propostas do programa com que irá a votos no dia 6 de outubro.

PSD a "hierarquizar" propostas: "Não podemos enganar os eleitores"
Notícias ao Minuto

17:41 - 26/06/19 por Melissa Lopes

Política Rui Rio

Numa altura em que o PS já destapou o véu sobre os pilares do seu programa eleitoral (desigualdades sociais, alterações climáticas, demografia e sociedade digital), e o CDS já apresentou três das medidas com que vai a votos (a última, o alargamento gradual da ADSE a todos), o PSD encontra-se a “hierarquizar” as “dezenas de propostas do CEN [Conselho Estratégico Nacional]".

Esta garantia foi dada esta quarta-feira por Rui Rio, através de uma publicação no Twitter.

“Não podemos enganar os eleitores propondo tudo o que gostaríamos”, começa por assinalar o líder social-democrata, dando conta do ponto de situação em relação ao programa eleitoral:

As dezenas de propostas do CEN para o nosso programa estão a ser hierarquizadas e têm de encaixar no quadro macroeconómico subjacente a uma governação do PSD em 2020-23”, salienta o líder social-democrata.

Só assim seremos politicamente credíveis”, remata.

Num tweet anterior, de viva voz, o líder social-democrata explica: “Vamos fechar o quadro macroeconómico para poder encaixar as medidas que também já temos nesse quadro (…) para quando eu disser alguma coisa ser sustentável do ponto de vista financeiro e poder comprometer-me perante o país”. E acrescenta: “já estou a fazer diferente”.

Diferente de quem? Dos “outros” que, “a uma quarta-feira dizem uma medida, depois na sexta-feira dizem outra. E seguem aquele ritual de ter dizer uma ou duas [propostas] por mês ou por semana”. Para o presidente do PSD, é preciso medir “bem as propostas” antes de as adiantar- como fazem os outros partidos, acusa – só porque “pode dar votos”.

Os últimos dias, recorde-se, têm sido marcados pela disponibilidade de o PSD discutir a nova Lei de Bases da Saúde com o PS, e vice-versa, depois do impasse à Esquerda pautado pelos avanços e recuos na questão das parcerias púbico-privadas (PPP). Esta terça-feira, Rio referiu que o partido está "disponível para revisitar algumas áreas", enumerando a questão das PPP, direitos dos cidadãos, saúde pública e bem-estar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório