Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes em ribeira de Mangualde

A distrital do Bloco de Esquerda (BE) de Viseu denunciou hoje a existência de descargas "visivelmente poluentes" em dois locais da Ribeira das Lavandeiras, no concelho de Mangualde.

Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes em ribeira de Mangualde
Notícias ao Minuto

17:01 - 19/04/19 por Lusa

Política Viseu

Em comunicado, o BE afirma que os dois pontos onde foram observadas as descargas na quinta-feira, são "ambos da responsabilidade da Câmara Municipal de Mangualde" e que a situação foi comunicada naquele mesmo dia, via telefone, ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR de Mangualde e mais tarde, por correio eletrónico, para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e para a Agência Recursos Hídricos.

"O primeiro trata-se da descarga, através da canalização de águas pluviais, das instalações dos Serviços Municipalizados / Estaleiros Municipais. Estariam a ser feitas limpezas nos depósitos e estação de tratamento, sendo os líquidos resultantes bombeados para as águas pluviais que descarregam no ribeiro", refere a nota do BE.

Argumenta que "o normal seria transportar estes líquidos para uma ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] em funcionamento" e aponta "uma clara negligência da autarquia" de Mangualde.

"Estas descargas na ribeira deixaram negra a água que até ali era translúcida", garante o BE.

Já o segundo ponto onde foram observadas descargas poluentes "não é, infelizmente, uma novidade" para o Bloco de Esquerda de Viseu, já que foi alvo de uma denúncia há quase três meses, em janeiro, à APA e GNR.

"Trata-se das descargas provenientes dos vários lagos de esgotos, a céu aberto que ali se encontram, chamados de ETAR das Lavandeiras. À água que já vinha totalmente negra da descarga anterior, juntou-se as descargas castanhas de cheiro nauseabundo", assinala.

No comunicado, o BE revela que na comunicação às autoridades perguntou "que procedimentos decorreram e quais as consequências dos mesmos" após a denúncia de janeiro, que procedimentos foram adotados após o telefonema desta quinta-feira e se a Câmara Municipal de Mangualde tem estas descargas licenciadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório