Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Deputados do PS recebem sindicato dos magistrados do Ministério Público

Trata-se de um encontro no Parlamento após a greve que o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) levou a cabo, em fevereiro, em protesto contra a alegada intenção de alterar a composição do Conselho Superior do Ministério Público.

Deputados do PS recebem sindicato dos magistrados do Ministério Público
Notícias ao Minuto

13:03 - 19/03/19 por Ana Lemos

Política Parlamento

O SMMP informa, em comunicado enviado às redações, que amanhã, dia 20 de março, uma delegação chefiada pelo seu presidente António Ventinhas vai reunir-se, a partir das 17h30, com a direção do Grupo Parlamentar do PS. Um encontro que, sublinha o sindicato, acontece “após a greve de três dias cumprida por aqueles magistrados no final de fevereiro” e “relacionada com a composição do respetivo Conselho Superior”.

Além disso, refere o SMMP, está também “em fase final de apreciação – na especialidade -, a revisão do Estatuto do Ministério Público e a respetiva composição do Conselho Superior", que recentemente o deputado socialista Jorge Lacão admitiu que podia sofrer mudanças “no sentido de se introduzir uma maioria de representantes políticos”.

Mas porque, em declarações posteriores, o socialista "referiu não ser sua intenção avançar com qualquer proposta de modificação" do CSMP, "o SMMP carece de uma declaração formal da Direcção Parlamentar do PS no mesmo sentido".

Recorde-se que também o líder do PSD, Rui Rio, tem repetidamente defendido, publicamente, a constituição de uma maioria política de representantes no Conselho Superior em detrimento dos procuradores judiciais.

Os magistrados do Ministério Público, representados pelo SMMP, vão por isso aproveitar o encontro desta quarta-feira para manifestarem a sua oposição a “tais modificações” na composição do Conselho Superior do Ministério Público, considerando que a confirmar-se podem “colocar em causa o esforço de combate à corrupção”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório