Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Lista de candidatos do Bloco discutida hoje na Mesa Nacional do partido

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo do partido entre convenções, reúne-se hoje em Lisboa para debater as prioridades e a lista dos candidatos às próximas eleições europeias, devendo ser conhecidos alguns dos nomes escolhidos.

Lista de candidatos do Bloco discutida hoje na Mesa Nacional do partido
Notícias ao Minuto

06:25 - 16/02/19 por Lusa

Política Europeias

A cabeça de lista do BE às eleições europeias volta a ser a eurodeputada Marisa Matias, como anunciou a líder do partido, Catarina Martins, na última Convenção Nacional, em novembro, faltando conhecer os outros nomes que compõem a lista.

A Mesa Nacional reúne-se "para debater a situação política e as prioridades do Bloco de Esquerda nas próximas eleições europeias" e debater "a lista de candidatas e candidatos ao Parlamento Europeu", adiantou fonte oficial do BE à agência Lusa.

O BE, segundo a mesma fonte, recusa "os caminhos do populismo xenófobo e do consenso europeu da austeridade" e assume "como projeto a defesa da democracia em todas as suas dimensões".

"Partilhamos este projeto com aqueles que, na Europa e em todo o mundo, enfrentam as elites financeiras em nome da democracia, dos direitos laborais que respondem pelo emprego e pelos salários, dos serviços públicos que garantem a saúde e a educação universais, de uma política ecológica que proteja o planeta das alterações climáticas", afirmou ainda.

Para a próxima semana, na sexta-feira, em Coimbra, está marcado o comício de abertura da campanha europeia do BE às eleições europeias de 26 de maio, que contará com as intervenções de Catarina Martins, Marisa Matias e do deputado eleito por aquele distrito, José Manuel Pureza.

No início do mês, em Santa Maria da Feira, Catarina Martins afirmou que Marisa Matias tem de "ter mais companhia do BE no Parlamento Europeu", pedindo que "ninguém desista" das eleições europeias, porque estas vão definir o futuro.

Em janeiro, à agência Lusa, na primeira grande entrevista depois de ter sido escolhida para encabeçar a lista do BE às eleições europeias, Marisa Matias considerou que é "a defesa da própria democracia" que está "em jogo" na próxima campanha eleitoral porque é preciso defender direitos básicos e fundamentais que já se julgavam adquiridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório