Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

CDS: Governo não abriu vagas para especialidades carenciadas na Guarda

A Comissão Política Distrital do CDS-PP da Guarda mostrou-se hoje preocupada por, no mais recente concurso médico para a carreira hospitalar, o Ministério da Saúde "não abrir vagas para as especialidades carenciadas" do hospital local.

CDS: Governo não abriu vagas para especialidades carenciadas na Guarda
Notícias ao Minuto

10:11 - 31/12/18 por Lusa

Política Críticas

"No caso da região da Guarda, são do conhecimento público as carências ao nível, entre outras, de especialidades como Cardiologia, Ortopedia, Radiologia, Gastrenterologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Oftalmologia, para além das insuficiências do quadro de pessoal de enfermagem", refere o CDS-PP em comunicado hoje divulgado.

Segundo a estrutura partidária liderada por Henrique Monteiro, "chegado o momento de poder suprir as necessidades, eis que a ministra da Saúde ainda coloca um sinal menos na Unidade Local de Saúde (ULS) Guarda, ao não abrir vagas para as especialidades carenciadas, no mais recente concurso médico para a carreira hospitalar".

Das 57 vagas abertas em toda a região centro, apenas seis são para o Hospital Sousa Martins que integra a ULS/Guarda, indica o comunicado.

"Estas vagas não são suficientes para cobrir as necessidades em Cardiologia, Ortopedia e Cirurgia e deixam de fora outras especialidades deficitárias, como é o caso de Oftalmologia, Gastroenterologia e Radiologia, para além de impedir que os médicos que terminaram aqui a sua especialidade em Medicina Interna e Psiquiatria continuem no Hospital Sousa Martins, como era sua vontade", lê-se na nota intitulada "Guarda com pouca Saúde".

Face ao "manifesto desinteresse" do Governo pelas pessoas que vivem no distrito, a Comissão Política Distrital do CDS-PP da Guarda "teme que não haja futuro para o Hospital Sousa Martins e que esteja em curso o seu esvaziamento em nome de interesses que não são os legítimos interesses dos utentes".

"Como se não bastassem já essas todas essas carências, o Governo tem vindo a acrescentar ainda uma suborçamentação crónica à ULS da Guarda, ano após ano", alerta.

O partido questiona se a nova ministra da Saúde, Marta Temido, "é desconhecedora das carências do Hospital Sousa Martins ou estará também ela já cativa do ministro das Finanças Mário Centeno?".

"É urgente que a senhora ministra Marta Temido se desloque à Guarda para se inteirar da realidade e das dificuldades que aqui se vivem e para garantir os recursos humanos e materiais de que o Hospital da Guarda necessita", defende o CDS-PP.

Segundo o comunicado, o partido, através do seu grupo parlamentar na Assembleia da República, irá questionar o Ministério da Saúde sobre "mais esta afronta ao distrito da Guarda".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório