Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

CDS questiona Governo sobre greve no porto de Setúbal

O CDS-PP questionou o Ministério do Mar sobre a greve dos estivadores no porto de Setúbal, pretendendo saber que iniciativa vai tomar para solucionar o "braço de ferro" entre a empresa e os trabalhadores.

CDS questiona Governo sobre greve no porto de Setúbal
Notícias ao Minuto

17:14 - 14/11/18 por Lusa

Política Parlamento

Numa pergunta ao executivo, entregue no parlamento, os centristas querem saber quantas empresas já alteraram as operações previstas para o porto de Setúbal e outros portos nacionais devido à paralisação dos estivadores e qual o impacto na economia portuguesa com esta situação.

Os deputados Nuno Magalhães e Helder Amaral pretendem ainda que o Governo explique qual é a situação nos outros portos nacionais e o que pretende fazer, a "médio e longo prazo, para que esta situação não seja recorrente".

No texto da pergunta ao Governo, o CDS-PP alerta que "esta situação traz gravíssimos prejuízos para a economia nacional" e que a "paragem do Porto de Setúbal pode afetar seriamente as contas das exportações de novembro, não só porque a Autoeuropa é um dos maiores exportadores nacionais, mas também porque já há navios a desviar a marcha para outros portos".

O jornal Público noticiou hoje que "não há movimento de contentores no Porto de Setúbal, nem operações no terminal usado pela construtora automóvel Autoeuropa para expedir veículos para o mercado de destino".

O jornal destaca que a fábrica de Palmela tem 6.000 carros parados à espera de embarcar.

Uma fonte oficial da fábrica da Volkswagen em Portugal disse ao jornal que "a paragem dos estivadores já implicou o não envio de cerca de seis mil unidades para o seu mercado de destino", salientando que a "situação pode colocar em causa a operação da fábrica [quando for] atingida a capacidade máxima de armazenamento de carros produzidos".

Em causa está um diferendo laboral desencadeado por um grupo de estivadores precários e a empresa de trabalho portuário Operestiva, que afeta várias empresas, entre as quais a Autoeuropa.

Uma fonte do Ministério do Mar disse hoje à Lusa que a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tem "mantido um diálogo contínuo" com vários operadores portuários.

"A situação está a ser acompanhada pela ministra do Mar. Tem havido constantes diálogo e reuniões com os vários operadores portuários do porto de Setúbal, mas também com outros de outros portos, no sentido de encontrar soluções para minimizar ao máximo os impactos das paralisações", adiantou a fonte do gabinete de Ana Paula Vitorino, indicando que para já ainda não há conclusões definitivas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório