Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Jerónimo de Sousa diz que redução do IVA na energia é prioridade

O secretário-geral do PCP recusa falar em linhas vermelhas, mas sublinha que o PCP não vai desistir da luta pela descida do IVA na fatura da eletricidade para os consumidores.

Jerónimo de Sousa diz que redução do IVA na energia é prioridade
Notícias ao Minuto

22:12 - 30/08/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Política Eletricidade

Jerónimo de Sousa admitiu, esta quinta-feira, à margem de uma visita à Agrosemana, na Póvoa de Varzim, que a redução do IVA na eletricidade é uma prioridade nas negociações do Orçamento do Estado de 2019.

O secretário-geral do PCP recusou falar em “linhas vermelhas”, mas sublinhou que nesta questão é essencial o partido aprovar o OE2019 e que não vai desistir da luta pela descida do IVA na fatura da eletricidade para os consumidores.

“Creio que a próxima proposta do Orçamento de Estado é um bom momento para tentar conseguir atingir esse objetivo”, disse garantindo que a proposta vai ser debatida nem que seja “por iniciativa do PCP”.

O líder comunista disse ainda esperar que o executivo liderado por António Costa esteja também sensível à questão., não adiantando, contudo, se tem o apoio do Governo.

Jerónimo de Sousa comentou ainda os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego em Portugal, que se mantém nos 6,8 %, o valor mais baixo desde 2002, lembrando, ainda assim, que é preciso verificar "a qualidade do emprego".

"Hoje, os níveis de precariedades, não só na administração publica, mas, sobretudo, no setor privado, levam a uma desvalorização dos salários e dos direitos dos trabalhadores que tem de ser invertidos. Essa é uma batalha que ainda falta resolver", considerou o líder do PCP.

"Politica patriótica" para o leite

Jerónimo de Sousa defendeu ainda uma "política patriótica" para o setor do leite português, considerando que o mesmo deve ser "mais protegido".

"É um imperativo nacional e estratégico, por onde também passa o patriotismo na defesa do que somos bons e das nossas potencialidades, mas que colide com os interesses das grandes distribuidoras e das orientações políticas da União Europeia", disse o líder comunista, que falava aos jornalistas durante uma visita à feira agrícola AgroSemana, na Póvoa de Varzim.

Tecendo elogios à capacidade produtiva do setor leiteiro, Jerónimo de Sousa sublinhou que "é um setor autossuficiente, que é um bem maior num quadro de tantos défices estruturais" que existem em Portugal.

"Seria dramático que tivesse uma situação de retrocesso e até de liquidação de milhares de produtores", alertou o secretário-geral do PCP.

Nesse sentido, Jerónimo de Sousa considerou que Portugal "deve produzir mais e defender as potencialidades que já existem em termos produtivos", não permitindo que o setor do leite "possa estar a morrer aos poucos".

"É conhecido o justo descontentamento dos produtores pelo preço a que vendem o leite. Consideramos que é importante uma intervenção das instituições como o Governo, Assembleia da República e Parlamento Europeu, que respondam a questões centrais, como a regulação da produção nacional", instou Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP considerou que é preciso ter "solidariedade" e "responder aos anseios dos produtores", lembrando que "há uns anos eram mais 90 mil e agora são cerca de seis mil".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório