Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Alimentação nas escolas vai hoje a debate no Parlamento. Há 16 medidas

O parlamento discute hoje em plenário uma petição, dez projetos de lei e cinco recomendações sobre a alimentação nas escolas, incluindo o fim das carnes processadas ou da distribuição de leite achocolatado no pré-escolar e 1.º ciclo.

Alimentação nas escolas vai hoje a debate no Parlamento. Há 16 medidas
Notícias ao Minuto

07:32 - 18/07/18 por Lusa

Política Assembleia da República

A petição defende que as autarquias, que são responsáveis pela alimentação das crianças dos jardins-de-infância e escolas de 1.º ciclo, devem ter liberdade para aumentar o valor pago por cada refeição, deixando de estar limitadas às determinações do Orçamento do Estado.

Depois de um ano letivo que começou envolto em polémica no que toca à qualidade e quantidade das refeições escolares, a petição, cujo primeiro signatário é o vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, defende também que as autarquias possam celebrar protocolos locais com instituições de solidariedade sociais ou outras entidades.

Também preocupados com a alimentação das crianças e jovens, os deputados do Partido Animais e Natureza (PAN) e do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) são quem defende mais mudanças: o PAN apresenta três projetos de lei e duas recomendações ao Governo e o PEV apresenta quatro projetos de lei e uma recomendação.

O PAN quer que as cantinas escolares deixem de poder servir aos alunos refeições com carnes processadas, assim como deixe de distribuir leite achocolatado às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo.

Também no âmbito do programa de leite escolar, o PEV defende que as escolas passem a ter a opção de uma bebida vegetal, assim como a disponibilização de bebidas vegetais nos bares das escolas.

Tanto o PAN como o PEV pedem um controlo mais apertado nos produtos disponibilizados nas máquinas de venda automática que existem dentro das escolas, desincentivando "a venda de alimentos com excesso de açúcar, gordura e sal", sublinham os deputados do PEV.

Em alternativa, o PEV defende a promoção de fruta e outros produtos alimentares saudáveis nos bufetes e bares escolares e o PAN entende que o Governo devia criar uma estrutura que ficasse responsável pela educação alimentar em meio escolar.

Já o PCP e Bloco de Esquerda voltam a defender a gestão pública das cantinas escolares, apresentando projetos de lei nesse sentido.

O BE recomenda ainda ao Governo "medidas de promoção do acesso a produtos da agricultura de produção local às cantinas públicas".

Já o CDS-PP recomenda ao Governo que passe a publicar um relatório anual sobre a situação das refeições escolares nas escolas públicas.

SIM // HB

LUSA/FIM

Recomendados para si

;
Campo obrigatório