Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fernando Negrão destaca legado de João Semedo de saber "fazer pontes"

O presidente do grupo parlamentar do PSD sublinhou hoje o "legado importante" do bloquista João Semedo como alguém que "sabia fazer pontes", melhorando assim a democracia, ao reagir à morte do antigo dirigente do BE, no parlamento.

Fernando Negrão destaca legado de João Semedo de saber "fazer pontes"
Notícias ao Minuto

12:43 - 17/07/18 por Lusa

Política PSD

"Deixa um legado importante na vida política nacional. Era alguém que exercia política com convicção, inteligência e com tolerância. Era alguém com quem nós sabíamos que podíamos contar para melhorar a democracia todos os dias porque sabia fazer pontes, fundamentais para termos melhor democracia", afirmou Fernando Negrão.

Em nome do PSD, o líder parlamentar endereçou "sentidos pêsames à família" do médico e antigo deputado, falecido hoje, aos 67 anos, vítima de cancro.

"Pessoalmente, perco alguém de quem gostava", acrescentou Negrão.

João Semedo, que dividiu a coordenação do BE com a atual coordenadora, Catarina Martins, após Francisco Louçã deixar o cargo, teve uma vida dedicada à atividade política nacional e internacional, às artes e à medicina, tendo recentemente sido um dos autores de uma nova proposta de Lei de Bases da Saúde.

Membro da direção do movimento cívico "Direito a morrer com dignidade", João Semedo nasceu a 20 de junho de 1951, em Lisboa, cidade onde frequentou o Liceu Camões e onde se veio a licenciar, na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1975.

Depois de um longo percurso como médico e político, lançou em janeiro de 2018, em conjunto com António Arnaut, o livro "Salvar o SNS - Uma nova lei de bases da Saúde para defender a democracia".

João Semedo fundou, em 2003, com outros antigos dirigentes do PCP, o Movimento da Renovação Comunista. No ano seguinte, aceitou o convite de Miguel Portas para integrar como independente as listas do BE para o Parlamento Europeu, seguindo-se candidatura nas legislativas pelo Porto, chegando a deputado, por substituição de João Teixeira Lopes, em março de 2006.

Semedo acabou por aderir ao BE em 2007 e protagonizou candidaturas autárquicas em Gondomar (enquanto independente em 2005), Gaia (2009) e Lisboa (2013).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório