Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Movimento Anti-Nuclear: ANPC dá mais atenção aos problemas radiológicos

O Movimento Ibérico Anti-Nuclear (MIA) considerou hoje que a Proteção Civil já presta "mais atenção" aos problemas radiológicos, apesar de ainda estar "muito embrionária" a definição de um plano de prevenção num eventual acidente nuclear.

Movimento Anti-Nuclear: ANPC dá mais atenção aos problemas radiológicos
Notícias ao Minuto

15:25 - 10/04/18 por Lusa

País Ibérico

Uma delegação do MIA esteve hoje reunida, a seu pedido, com o diretor dos Serviços de Risco e Planeamento da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para analisar aquilo que está a ser feito para fazer face a um eventual acidente industrial e radiológico.

"Foi uma reunião extremamente positiva. Da parte da ANPC verificamos que há, neste momento, uma maior atenção aos problemas radiológicos", disse à agência Lusa António Eloy, coordenador do MIA em Portugal.

António Eloy destacou que a ANPC já começou a trabalhar sobre a proteção radiológica em Portugal, estando atualmente "em alerta para este tema".

No entanto, sublinhou que a criação de um plano de prevenção face a um eventual acidente nuclear "ainda está muito embrionária", mas a ANPC não está fechada a essa hipótese.

O mesmo responsável disse também que a Proteção Civil se mostrou recetiva à realização de um simulacro nacional sobre um acidente industrial na central nuclear espanhola de Almaraz, situada a cerca de 100 quilómetros da fronteira com Portugal.

"Achamos que é útil que a população portuguesa seja involucrada na sua própria proteção face aquilo que poderá ocorrer em caso de um acidente industrial grave em Almaraz", afirmou.

António Eloy frisou ainda que a ANPC já está a fazer formação, envolvendo os corpos de bombeiros e agentes municipais de proteção civil.

Nesse sentido, o MIA disponibilizou-se para colaborar nessas ações de formação e na distribuição de folhetos com vista "a aumentar o esclarecimento da população e a sua capacidade de defesa face a um hipotético acidente radiológico", não só em Almaraz, mas também à possível criação da mina de urânio de Retortillo, em Salamanca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório