Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fábrica de Vila Velha de Ródão "cumpre parâmetros ambientais"

A The Navigator Company afirmou hoje que a sua fábrica de papel 'tissue' em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, "cumpre escrupulosamente" os parâmetros ambientais definidos pelas autoridades.

Fábrica de Vila Velha de Ródão "cumpre parâmetros ambientais"
Notícias ao Minuto

18:06 - 02/02/18 por Lusa

País Navigator

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, The Navigator Company recorda que ao longo das últimas semanas têm sido publicadas diversas notícias relacionadas com a poluição no Rio Tejo.

"A The Navigator Company quer deixar claro que a sua fábrica de papel situada em Vila Velha de Ródão cumpre escrupulosamente os parâmetros ambientais definidos pelas autoridades, tendo especificamente durante todo o ano de 2017 e em 2018 registado valores, confirmados por laboratórios independentes, manifestamente inferiores aos definidos na licença ambiental", lê-se na nota.

Adianta ainda que durante o mês de janeiro não foi registada qualquer situação anómala.

A empresa explica que a fábrica de Vila Velha de Ródão, inaugurada em 2009, produz apenas papel 'tissue' (guardanapos, rolos de cozinha) e dispõe de equipamentos de última geração.

"Tem instaladas as melhores técnicas ambientais existentes, nomeadamente ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) própria. O controlo dos parâmetros ambientais é efetuado diariamente e do conhecimento das autoridades", conclui.

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta, revelou na quarta-feira que a carga poluente que afetou o rio Tejo na zona de Abrantes, a 24 de janeiro, teve origem nas descargas da indústria da pasta de papel.

No sábado, a PGR tinha revelado que o Ministério Público instaurou um inquérito a empresas de Vila Velha de Ródão, na sequência de uma participação de crime de poluição apresentada pelo Ministério do Ambiente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório