Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Confirmados mais dois casos de Legionella na CUF Descobertas

Sabe-se agora que no Hospital CUF Descobertas foram confirmados seis casos de Legionella. Os chuveiros ou as torneiras são a origem mais provável do surto, anunciou, entretanto, a diretora-geral da Saúde.

Confirmados mais dois casos de Legionella na CUF Descobertas
Notícias ao Minuto

11:21 - 29/01/18 por Notícias Ao Minuto

País Carreira

Foram confirmados mais dois casos de Legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, o que fixa o número em seis. "Os doentes, cinco mulheres e um homem, encontram-se estáveis", realça a DGS em comunicado. 

No âmbito dos casos de doença do legionário, "as autoridades de Saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge iniciaram a necessária intervenção junto do Hospital", com o intuito de assegurar "o diagnóstico e tratamento dos doente; o reforço da vigilância epidemiológica; o reforço da vigilância ambiental e a implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão", pode ler-se na mesma nota.

Apenas um dos seis casos confirmados é de um doente que apresenta várias patologias, não sendo os restantes "nem muito idosos nem muito frágeis", disse, entretanto, a diretora-geral da Saúde em conferência de imprensa.

Graça Freitas adiantou ainda que os chuveiros são a fonte mais provável do surto, ou as torneiras, embora estas sejam "menos prováveis".

Recorde-se que, no domingo, a Direção-Geral da Saúde já havia confirmado o diagnóstico de Legionella em quatro mulheres, que estão internadas naquela unidade privada de saúde.

Sabia-se também que as quatro doentes, entre as quais duas funcionárias, se encontram com um quadro clínico estável, apesar de uma delas ter sido monitorizada na unidade de cuidados intensivos.

Recorde-se que recentemente houve um outro surto de Legionella em Lisboa, no Hospital São Francisco Xavier, que resultou em seis vítimas mortais.

[Notícia atualizada às 15h04]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório