Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

País quase sem fogos não pode descansar a 100%. Temperaturas vão subir

O IPMA colocou este sábado alguns concelhos do distrito de Faro sob alerta de risco elevado de incêndio.

País quase sem fogos não pode descansar a 100%. Temperaturas vão subir
Notícias ao Minuto

13:02 - 21/10/17 por Melissa Lopes

País IPMA

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, estão em curso oito incêndios rurais, quatro das quais já em resolução. Empenhados nestas ocorrências na zona Norte e Centro do país estão 94 homens apoiados por 26 viaturas.

O país respira algum alívio, depois uma semana trágica de incêndios, que culminou na morte de 44 pessoas. Contudo, e apesar da chuva e do tempo mais fresco, é esperado que a temperatura comece a subir ligeiramente. Para este sábado o IPMA colocou sob alerta de risco elevado de incêndio alguns concelhos do distrito de Faro.

Loulé, Tavira, Castro Marim, Alcoutim e São Brás de Alportel são os concelhos onde o risco é elevado, tendo o Algarve outros oito concelhos sob risco moderado. Os restantes municípios em risco moderado (24) espalham-se pelos distritos de Bragança, Guarda, Aveiro, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Beja.

O IPMA informou que as temperaturas vão subir até aos 30 graus Celsius entre domingo e quarta-feira: prevê-se uma subida da temperatura do ar para valores máximos entre 25 e 30 graus Celsius e humidades relativas do ar inferiores a 40% no período da tarde nas regiões do interior, até 25 de outubro.

"A precipitação entre 16 e 21 [outubro] não deverá ter impactos significativos na diminuição da situação de seca, em particular nas regiões do interior e no Algarve, devendo o risco de incêndio voltar a aumentar já a partir de dia 21 [sábado], pelo menos até 25 de outubro [quarta-feira]", indicou, sublinhando o regresso do "tempo seco após semana com precipitação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório