Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Casal português condenado em Timor gera onda de apoio nas redes sociais

A página 'Justice for Tiago' no Facebook tem servido para apelar ao apoio nas redes sociais. Tiago Guerra pede às pessoas para partilharem a sua história.

Casal português condenado em Timor gera onda de apoio nas redes sociais
Notícias ao Minuto

11:47 - 28/08/17 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

A justiça timorense condenou na semana passada o casal português Tiago e Fong Fong Guerra a oito anos de prisão efetiva e a uma indemnização de quase 900 mil euros por peculato.

Este caso tem sido bastante controverso, com o casal português a insistir que os crimes foram cometidos por Bobby Boye, um consultor norte-americano que lesou o estado timorense em milhões de dólares e está a cumprir pena nos Estados Unidos.

Na página de Facebook 'Justice for Tiago', o casal já comentou a decisão do coletivo de juízes do tribunal de Díli. Num texto escrito na quinta-feira, dia em que foi conhecida a sentença, mas que só foi publicado este domingo, Tiago e Fong Fong Guerra reafirmam a sua inocência e afirmam que o Ministério Público timorense precisa de um "bode expiatório" neste caso.

"Temos a impressão de que estamos a ser acusados, perseguidos e discriminados por termos tido o azar de nos cruzarmos com um vigarista profissional", lê-se no texto do casal. Chocados com a decisão do tribunal timorense, o casal deixa um apelo "a todos os que estejam numa posição de nos ajudar, espalhando toda a história o máximo possível".

"Precisamos de ajuda para levar a verdade e as evidências dos factos até ao público", escrevem Tiago e Fong Fong Guerra.

Um apelo que está a ser correspondido nas redes sociais, com várias pessoas a partilharem este texto e a deixarem mensagens de apoio ao casal.

"Alguém tem de parar este pesadelo. Este julgamento esteve longe de ser justo e de acordo com os princípios de justiça em Timor. Portugal precisa de agir e fazer algo pelos seus cidadãos, aos quais não estão a ser garantidos os direitos humanos fundamentais", escreve Sandra Dias.

Já Elise Vanormelingen refere que a história do casal português "é um pesadelo" e que "o sistema de justiça de Timor Leste é incompreensível".

Um grupo de cidadãs de Quito, no Equador, também demonstra o seu apoio através de mensagens e de fotografias, tendo merecido um agradecimento da pessoa encarregue da página Justice for Tiago.

Rui Moura, advogado do casal português apresentou um recurso da decisão dos juízes do tribunal de Díli e acrescentou à Lusa que o acórdão está "repleto de contradições".

O Governo Português está a acompanhar com "preocupação" este caso. O secretário de Estados das Comunidades, José Luís Carneiro, disse à Lusa na semana passada tratar-se de uma "situação complexa". O responsável disse que o Governo português vai continuar a "prestar todo o apoio aos cidadãos em questão, nomeadamente em sede de recurso da decisão proferida".

Este caso arrastou-se durante três anos. Tiago Guerra até foi preso preventivamente e passou vários meses na prisão de Becora. Depois, tal como a mulher, esteve em prisão domiciliária, enquanto aguardavam pela decisão do tribunal timorense.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório