Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Greve do SEF deve gerar atrasos no controlo de passaportes nos aeroportos

ANA pede aos passageiros com voos marcados para quinta e sexta-feira com destino ao Reino Unido, Rússia, Turquia e para fora da Europa para chegarem pelo menos quatro horas mais cedo aos aeroportos.

Greve do SEF deve gerar atrasos no controlo de passaportes nos aeroportos
Notícias ao Minuto

13:42 - 22/08/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País ANA Aeroportos

A greve convocada pelo Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e que está agendada para as próximas quinta e sexta-feira deve provocar atrasos no controlo de passaportes nos aeroportos nacionais.

Num comunicado enviado pela ANA ao Notícias Ao Minuto, a empresa alerta que estes atrasos são previsíveis devido ao "elevado tráfego" nos aeroportos portugueses nesta altura do ano. Os passageiros com destino ao Reino Unido, Rússia, Turquia, Irlanda, Croácia e para fora da Europa deverão ser os mais afetados por estes atrasos.

A ANA recomenda assim que os passageiros com voos para estes destinos devem chegar aos aeroportos com "pelo menos quatro horas de antecedência em relação ao seu voo".

A ANA aconselha ainda os passageiros a contactarem as suas companhias aéreas em caso de dúvida.

Em 4 de agosto, os inspetores do SEF entregaram um pré-aviso de greve para os dias 24 e 25 de agosto em protesto contra a ausência de respostas do Governo às dificuldades do setor.

O pré-aviso de greve apresentado pelo SCIF/SEF estende-se a todos os locais de trabalho, entre as 00h00 do dia 24 de agosto e as 24h00 do dia 25.

Na origem da greve está "a ausência de respostas concretas por parte da ministra da Administração Interna face às dificuldades públicas que afetam o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nomeadamente em relação à admissão de recursos humanos e capacitação operacional do SEF".

O sindicato que representa os inspetores do SEF já tinha ameaçado em 25 de julho realizar uma greve caso a ministra da Administração Interna não respondesse, até ao final do mês do julho, às principais reivindicações destes profissionais.

Os inspetores do SEF exigem o início das negociações da lei orgânica e estatuto profissional, abertura de concurso externo de admissão de novos funcionários e avaliação dos elementos da carreira de investigação e fiscalização do SEF para que sejam concretizadas as promoções e progressões com previsão no próximo Orçamento do Estado, além da finalização do regime de piquete e prevenção e ausência de investimento em meios materiais considerados imprescindíveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório