Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Explosão em Alfama: Há seis feridos, dois deles em estado grave

Explosão em prédio em Alfama, em Lisboa, provocou ferimentos em seis pessoas, duas delas em estado grave.

Explosão em Alfama: Há seis feridos, dois deles em estado grave
Notícias ao Minuto

21:18 - 13/08/17 por Melissa Lopes com Lusa

País Lisboa

Uma explosão, seguida de incêndio, num prédio em Alfama, provocou na tarde deste domingo ferimentos em seis pessoas, duas delas encontram-se em estado grave.

Segundo apurou o Notícias ao Minuto junto dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, o incêndio já foi extinto, estando já em fase de rescaldo. 

O prédio em causa, na Rua dos Remédios, albergava turistas, uma vez tratar-se também de um prédio dedicado ao alojamento local. A RTP refere que estavam 13 pessoas, incluindo estrangeiros, no interior do edifício. 

A explosão fez também sete desalojados, havendo o perigo de a fachada do prédio ruir, disse Carlos Castro, vereador responsável pelo pelouro da segurança e proteção civil da Câmara de Lisboa, aos jornalistas no local, pouco depois das 21:00.

"Sete [pessoas] ficaram desalojadas e seis foram tiradas devido à explosão -- estão com queimaduras -- e foram para o hospital", precisou, falando em dois feridos graves.

Carlos Castro, que falava aos jornalistas no local pouco depois das 21:00, disse que há perigo de a fachada do prédio ruir.

Questionado se os prédios adjacentes podem ser afetados, indicou que "essa é uma avaliação que terá de se fazer ao longo da noite"."Vamos garantir as condições de estabilidade desta área, mas vai ser um trabalho complexo", admitiu.

O vereador especificou que se registaram duas explosões, uma das quais deu origem ao incêndio, mas apontou que ainda não são conhecidas as causas nem se sabe em qual dos andares começou.

A agência Lusa constatou no local que os dois últimos andares do prédio, utilizados para alojamento local, são os mais afetados, tendo ruído a varanda e o telhado do último piso.

Dois outros andares destinam-se a habitação e no rés do chão existe um escritório e uma mercearia. Apesar de o fogo ter sido dado pelos bombeiros como extinto pelas 20:13, pelas 21:20 ainda se viam chamas devido a "um reacendimento", segundo o vereador.

Moradores do prédio ouvidos pela Lusa relataram que, desde há cinco meses, se sente um cheiro a gás no edifício, razão pela qual foram várias vezes chamados técnicos da eletricidade e do gás. Hoje, isso também aconteceu.

No local estão cerca de 60 operacionais, entre sapadores, bombeiros voluntários, INEM, PSP e Polícia Municipal.

[Notícia atualizada às 22h04]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório