Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Évora, Beja e Madeira com risco extremo de exposição à radição UV

Os distritos de Évora e Beja, bem como o arquipélago da Madeira, apresentam hoje um risco 'extremo' de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto os restantes distritos do continente e do arquipélago dos Açores estão com risco muito elevado.

Évora, Beja e Madeira com risco extremo de exposição à radição UV
Notícias ao Minuto

06:46 - 27/07/17 por Lusa

País IPMA

O risco extremo corresponde a uma situação de "perigo" aconselhando o IPMA a que se evite o mais possível a exposição ao Sol. No caso de risco 'muito elevado' é recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para hoje, o IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro, aguardando-se uma pequena descida de temperatura.

Para o grupo Ocidental dos Açores é esperado céu geralmente pouco nublado, para o grupo Central céu pouco nublado com boas abertas, existindo a possibilidade de aguaceiros fracos. Para o grupo Oriental está também previsto céu muito nublado com abertas, mas com períodos de chuva fraca pela manhã.

As previsões para a Madeira apontam para céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo. O vento soprará fraco a moderado.

As temperaturas vão chegar aos 26 graus em Ponta Delgada, 28º no Funchal, 28º em Lisboa, 37º em Castelo Branco, Évora e Beja, os três últimos distritos com previsão de temperatura mais alta para hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório