Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bombeiros do Aeroporto do Porto Santo em greve às horas extraordinárias

Funcionários acusam empresa de retirar-lhes o descanso semanal e de os desrespeitar.

Bombeiros do Aeroporto do Porto Santo em greve às horas extraordinárias
Notícias ao Minuto

14:41 - 20/07/17 por Goreti Pera

País Paralisação

Os bombeiros que prestam serviço no Aeroporto do Porto Santo, na Madeira, estão em greve às horas extraordinárias. A paralisação iniciou-se esta quinta-feira e prolonga-se-à até ao final do ano.

Ao que o Notícias ao Minuto apurou, a ação de luta poderá evoluir para uma greve total a incidir sobre todas as segundas-feiras até 31 de dezembro de 2017.

A paralisação dos 26 trabalhadores que exercem funções no Aeroporto do Porto Santo deve-se não só ao cumprimento de horas extraordinárias como à baixa remuneração que lhes está associada. Quem emprega os funcionários abrangidos pelo pré-aviso de greve é a ATM – Assistência Total em Manutenção, SA, empresa que presta serviços à ANA Aeroportos.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) considera que “subsiste ainda um regime de abuso por parte da empresa ATM na retirada permanente e unilateral do descanso semanal. Assiste-se assim a uma desestabilização insustentável da vida dos trabalhadores, que são obrigados a trabalhar nesses dias”.

Numa nota enviada às redações, a entidade sindical explica que a ATM “denota falta de respeito ao insistir em regimes inadequados de organização de tempos de trabalho, pondo em causa a própria segurança aeroportuária” e que “é urgente tomar medidas contra a precariedade e os baixos salários” e a “negociar um Instrumento de Regulamentação Coletiva de Trabalho (IRCT)”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório