Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Populares desobedecem autarquia e queimam cornos de touro

Evento havia sido cancelado, mas alguns populares desobedeceram e realizaram-no à revelia.

Populares desobedecem autarquia e queimam cornos de touro
Notícias ao Minuto

23:23 - 23/06/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Benavente

O programa da Festa da Amizade de Benavente incluía, entre outras coisas, um evento denominado ‘Touros de Fogo’ que se resumia a prender um touro pelos cornos a um poste e depois atear-lhes o fogo.

O evento foi cancelado, explicou a autarquia, “até porque o pedido de transporte de animais foi indeferido pela DGAV”. Porém, o evento realizou-se à mesma, como dá conta o IRA – Intervenção e Resgate Animal.

No vídeo partilhado por esta associação de defesa dos direitos dos animais vê-se um grupo de, pelo menos, cinco homens. Quatro estão a agarrar o animal que está preso a um poste, enquanto o quinto elemento ateia o fogo aos cornos do touro com recurso a bolas de alcatrão ou pez. Pelo menos é assim que dita a tradição espanhola.

“Benavente – terra sem lei”, é desta forma breve e dura que o IRA descreve o conteúdo do vídeo.

O PAN – Pessoas, Animais, Natureza já fez saber que face ao sucedido “questionou a senhora ministra da Administração Interna”. Isto porque, explica o partido na sua página do Facebook, o “PAN tomou conhecimento que os órgãos da polícia criminal estiveram, alegadamente, presentes no local das festividades e nada fizeram para impedir a tentativa ou consumação desta prática ilícita e atentatória do bem-estar e da integridade física do animal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório