Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pedrógão Grande: "Haverá necessariamente inquérito final" ao incêndio

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que se vai realizar "um inquérito final" quando o incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande terminar, sublinhando que é "essencial apurar cabalmente tudo o que aconteceu".

Pedrógão Grande: "Haverá necessariamente inquérito final" ao incêndio
Notícias ao Minuto

14:50 - 22/06/17 por Lusa

País António Costa

"Haverá necessariamente um inquérito final que será realizado quando todas as ocorrências tiverem terminado", afirmou António Costa na conferência de imprensa do final do Conselho de Ministros, sem especificar quem vai conduzir a investigação.

O primeiro-ministro realçou que "é essencial apurar cabalmente tudo o que aconteceu, as suas causas e consequências", tendo, para tal, o Governo já tomada a iniciativa de questionar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), GNR e Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"Eu próprio comecei por dirigir três questões a três entidades relativamente a questões que todos consideramos prementes ver esclarecidas", disse António Costa, acrescentando que, até ao momento, já obteve respostas do IPMA e da GNR, estando a aguarda pelo esclarecimento da ANPC sobre falhas alegadamente existentes no sistema de comunicação.

O primeiro-ministro afirmou também que a ministra da Administração Interna já determinou ao investigador da Universidade de Coimbra e especialista em incêndios florestais Domingos Xavier Viegas um estudo sobre as condições específicas do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrogão Grande.

António Costa disse ainda que Portugal vai utilizar a disponibilidade manifestada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para fazer uma avaliação independente.

Durante a conferência de imprensa e já sem a presença do primeiro-ministro, que teve que sair mais cedo para se deslocar para o Conselho Europeu a Bruxelas, questionada pelos jornalistas, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, não especificou mais pormenores sobre o inquérito final.

Na quarta-feira em entrevista à RTP, a ministra da Administração Interna admitiu a possibilidade de instaurar um inquérito ao incêndio de Pedrógão Grande, mas para tal necessita de obter todos os dados sobre aquilo que se passou.

Em 2016, na sequência do incêndio em São Pedro do Sul, o maior do ano passado em Portugal continental, o Governo determinou à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e que foi dado como dominado na tarde de quarta-feira, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório