Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Alunos de medicina do Porto trocam livros por ações de voluntariado

Os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) voltam este ano a trocar os livros por ações de voluntariado em instituições de solidariedade social no âmbito de uma disciplina opcional que os quer aproximar dos doentes.

Alunos de medicina do Porto trocam livros por ações de voluntariado
Notícias ao Minuto

06:17 - 20/10/16 por Lusa

País Notícias

"A unidade de Formação Social e Humana é uma resposta a uma ânsia da sociedade (...) e à preocupação com a formação social e humana do médico. Procura-se fomentar a proximidade entre o futuro médico e o seu doente", disse à Lusa Manuel Nuno Alçada, docente da FMUP e responsável pela disciplina.

Dois anos depois de inaugurar esta unidade de formação, a FMUP assina hoje um novo protocolo de cooperação com 32 instituições de solidariedade social que acolherão 230 estudantes durante este ano letivo.

A Unidade Curricular de "Formação Social e Humana" desafia os jovens a integrarem no seu plano curricular 50 horas de voluntariado em instituições onde contactam com diversas realidades, desde "pessoas desfavorecidas, crianças com deficiências, idosos" o que os "ajuda a crescer".

Esta disciplina opcional do segundo ao quinto ano quer, assim, fazer com que os futuros médicos "não percam de vista que não estão só a lidar com doentes mas sim com pessoas".

A adesão dos alunos à disciplina "tem sido elevada" e desde que foi criada tem atraído cerca de 200 estudantes por ano.

Para este ano letivo estão já inscritos 130 alunos para o primeiro semestre da disciplina com ações de voluntariado de onde os alunos "dizem que saem cansados mas felizes".

A sessão está marcada para as 15:00 na Aula Magna da FMUP estando previstas intervenções do pró-reitor da Universidade do Porto, Manuel José Fontes de Carvalho, do bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto, da diretora da FMUP, Maria Amélia Ferreira, do professor Manuel Nuno Alçada e do presidente da associação de estudantes Francisco Vieira.

De entre as 32 instituições que fazem parte deste protocolo estão a Liga Portuguesa contra o Cancro, o Centro Social da Legião da Boa Vontade, a Casa Ronald McDonald do Porto e a Médicos do Mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório