Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Alunos de escola em Beja começam aulas amanhã com oito dias de atraso

Os 16 alunos da escola básica de Trigaches, no concelho de Beja, vão começar o ano letivo na terça-feira, com oito dias de atraso, após ter sido substituído o professor que está de baixa.

Alunos de escola em Beja começam aulas amanhã com oito dias de atraso
Notícias ao Minuto

17:58 - 26/09/16 por Lusa

País Trigaches

O docente da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Trigaches, que está de baixa desde fevereiro deste ano, foi "finalmente" substituído por um professor e uma professora de apoio e os alunos vão poder começar as aulas na terça-feira, disse hoje à agência Lusa a mãe de uma das crianças, Patrícia Henriques.

A única turma da escola, constituída por alunos do 1.º ao 4.º anos, devia ter começado as aulas no dia 15 deste mês, o que não aconteceu, porque o professor de baixa "não foi substituído a tempo" e a professora de apoio que o tinha substituído entre fevereiro e o fim do passado ano letivo "foi colocada noutra escola", explicou.

Por isso, não havia professor para substituir o docente de baixa e os alunos estiveram oito dias sem aulas, lamentou Patrícia Henriques, cujo filho está matriculado no 1.º ano e vai começar a frequentar o ensino básico este ano letivo.

Tratou-se de uma "situação ridícula, que não se admite, nem se justifica, porque há tantos professores no desemprego e estamos a falar de 16 crianças" de diferentes anos de escolaridade, mas que "vão estar todas na mesma sala só com um professor", frisou.

Na semana passada, para denunciarem a situação e exigirem a colocação de um professor e o início das aulas, os pais e os alunos protestaram à porta da escola e enviaram mensagens, através de correio eletrónico, ao Ministério da Educação e ao Presidente da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório