Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Risco de chuva forte eleva para aviso laranja seis distritos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) subiu para 'Aviso Laranja' o risco de chuva forte e trovoada durante a madrugada de terça-feira em seis distritos do país, mantendo-se os restantes sob 'Aviso Amarelo'.

Risco de chuva forte eleva para aviso laranja seis distritos
Notícias ao Minuto

22:43 - 12/09/16 por Lusa

País IPMA

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, inicialmente sob 'Aviso amarelo', estão sob 'aviso laranja' (o segundo mais grave numa escala de quatro) devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, entre as 03:00 e as 06:00.

A partir dessa hora e até às 09:00, esses distritos passam a ficar sob 'Aviso Amarelo', o mesmo nível de alerta para os restantes 12 distritos.

Nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria e Coimbra, o 'Aviso Amarelo' devido a "precipitação" tem início à meia-noite e termina às 06:00 de terça-feira.

Com início às 03:00 e conclusão às 09:00 de terça-feira, está o 'Aviso Amarelo' nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

A Ilha da Madeira foi igualmente colocada sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de "períodos de chuva, por vezes forte", entre as 22:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira.

O IPMA prevê uma mudança do estado do tempo no continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e na quarta-feira.

Depois de, na semana passada, Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, tendo sido terça-feira, dia 06, o mais quente do ano, o IPMA prevê que "as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus".

Segundo a página oficial do IPMA na Internet, o 'Aviso Amarelo' é o primeiro (mais fraco) de três avisos (sendo o vermelho o mais forte), sendo acionado em Portugal Continental, no caso da precipitação, para previsões de chuva/aguaceiros entre 10 a 20 milímetros, numa hora, e 30 a 40 milímetros, em seis horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório