Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Terrenos atingidos pelo fogo na Madeira estão agora vulneráveis a chuva

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCBM) emitiu hoje várias recomendações devido às previsões de períodos de chuva forte, tendo em conta a vulnerabilidade dos terrenos na sequência dos incêndios ocorridos em agosto.

Terrenos atingidos pelo fogo na Madeira estão agora vulneráveis a chuva
Notícias ao Minuto

20:36 - 12/09/16 por Lusa

País Proteção Civil

Devido às previsões meteorológicas adversas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira, dia em que também o continente português vai registar chuva forte e descida de temperaturas.

"Face às previsões e à vulnerabilidade que os terrenos apresentam resultante dos incêndios rurais que assolaram a Região Autónoma da Madeira, o Serviço Regional de Proteção Civil alerta para as medidas de autoproteção", pode ler-se na informação divulgada no arquipélago.

O SRPCBM aconselha a população a estar atenta aos avisos e recomendações das autoridades competentes para estar ao corrente do evoluir da situação.

Também recomenda que as pessoas evitem a circulação e permanência junto das áreas mais afetadas pelos incêndios ocorridos na segunda semana na ilha da Madeira, por causa da possibilidade de deslizamentos ou derrocadas.

Aponta-se ainda para a necessidade de cuidados redobrados na condução, sobretudo a redução de velocidade, tendo em atenção aos lençóis de água que podem formar-se. É desincentivado o estacionamento em zonas propícias a inundações.

A necessidade de desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e da limpeza de inertes que possam ser arrastados, além do eventual encerramento ou condicionamento de estradas, são outros aspetos indicados pelo SRPCBM.

Segundo as previsões do IPMA, entre 12 e 18 de setembro a Madeira vai registar períodos de céu muito nublado.

O IPMA refere que até terça-feira haverá "período de chuva ou aguaceiros em todo o arquipélago", com previsões de uma pequena descida da temperatura, vento em geral fraco a moderado, podendo ser forte a partir de sexta-feira nas regiões montanhosas.

Os incêndios que ocorreram na segunda semana de agosto na Madeira fustigaram sobretudo as zonas altas do Funchal, tendo consumido uma vasta área do manto florestal nas serras sobranceiras à cidade, que ficou, segundo os especialistas, ainda mais vulnerável.

Os fogos provocaram três vítimas mortais, danificaram cerca de três centenas de imóveis, tendo os prejuízos materiais sido avaliados pelo Governo Regional da Madeira em 157 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório