Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicato dos Jornalistas está solidário com profissionais turcos

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) anunciou hoje que se juntou à campanha que as federações Internacional de Jornalistas e Europeia de Jornalistas adotaram em solidariedade para com os profissionais do setor turcos, que estão a ser perseguidos e detidos.

Sindicato dos Jornalistas está solidário com profissionais turcos
Notícias ao Minuto

12:06 - 08/08/16 por Lusa

País Comunicação Social

Esta situação dos jornalistas turcos decorre "no contexto da purga que se seguiu à tentativa de golpe de Estado de 15 de julho", refere o SJ, em comunicado.

"O SJ enviou hoje duas cartas, uma à embaixadora da Turquia em Portugal, Ebru Barutçu Gökdenizler, e outra ao primeiro-ministro português, António Costa, dando conta das suas preocupações face às violações da liberdade de imprensa em curso na Turquia", refere.

Um decreto publicado a 27 de julho pelo Governo turco decretou o encerramento de três agências de notícias, 16 canais de televisão, 23 estações de rádio, 15 revistas, 45 jornais e 29 editores e distribuidores.

"Até 30 de julho, 61 jornalistas foram detidos na Turquia, de acordo com a Plataforma para a Proteção e a Segurança de Jornalistas, do Conselho da Europa", adianta o sindicato.

O SJ "condena veementemente o encerramento de órgãos de informação e a detenção de jornalistas, sem qualquer direito a defesa, apelando para que governos e organizações internacionais exijam às autoridades turcas que reponham a normalidade para toda a imprensa do país", acrescenta.

"O Sindicato dos Jornalistas insta os governos europeus a reagirem à purga em curso na Turquia, fazendo pressão diplomática, e recorda que o direito à informação é um dos pilares essenciais da democracia" e "solidariza-se com todos os profissionais detidos e com todos os outros que estão impedidos do exercício pleno da sua profissão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório