Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Nesta ciclovia de Matosinhos, (quase) não há espaço para peões

Um "lapso! que já começou "a ser corrigido".

Notícias ao Minuto

08:36 - 29/07/16 por Andrea Pinto

País Porto

Quem passar pela Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, em Leixões, ficará surpreendido com a ciclovia aí existente… e terá que pensar duas vezes antes de perceber em que lado do passeio circular.

Isto porque, ao contrário do que é habitual, a zona normalmente destinada aos peões, pertence, neste caso aos ciclistas.

Aos peões resta-lhes cerca de 50 centímetros de passeio para não interferir com o espaço destinado aos ciclistas… e evitar sair para a estrada.

"Incompetência", dizem alguns dos moradores da cidade, que ainda se queixam do dinheiro gasto com uma obra que afinal não passa de um erro. 

O engano da obra, que foi feita no passado dia 26 de julho, gerou “polémica” e a Câmara Municipal de Matosinhos recorreu à sua página de Facebook para explicar o sucedido.

Numa publicação assinada pelo vereador dos Transportes e da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, este refere que ocorreu “um erro de projeto” e garante que o “lapso começou a ser corrigido”.

“A solução final para o percurso ciclável nesta avenida não contempla nenhuma linha contínua no passeio, mas sim a marcação de sinalização indicativa da circulação cicloviária no pavimento das faixas de rodagem, em ambos os sentidos. No passeio nascente haverá uma coexistência ocasional entre ciclistas e peões, sem delimitação de cada uma das áreas, apenas com sinalização indicativa”, pode ler-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório