Portugal Continental está esta terça-feira em alerta amarelo devido à agitação marítima e têm-se registado danos em várias zonas, nomeadamente na Costa da Caparica, onde a forte ondulação acabou por provocar danos em apoios de praia.
Um vídeo divulgado nas redes sociais, e que tem sido amplamente partilhado, mostra o momento em que, já com a maré alta, o mar 'invade' o areal, derrubando guarda-sóis de palha, arrastando cadeiras, uma barraca em madeira e outro material que se encontrava no local.
Nas imagens, é também possível ver duas pessoas, que acabam por sair ilesas apesar da força do mar.
Pode ver o vídeo na galeria acima.
De notar que também um bar de praia na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, ficou hoje com a esplanada danificada devido à forte ondulação que se fez sentir durante a madrugada, segundo a agência Lusa. A estrutura, localizada na praia da Lagoa, na freguesia de Aver-o-Mar, sofreu danos significativos na esplanada em madeira, assim como em alguns objetos de decoração e mobiliário.
Além disso, a subida da maré e a forte ondulação registada na preia-mar na praia de Faro também causou, de madrugada, a destruição do passadiço de madeira e de algumas passadeiras de acesso.
Recorde-se que, devido à agitação marítima, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão desde as 06h00 de hoje sob aviso amarelo e até às 06h00 de quarta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Na segunda-feira em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que estavam previstas ondas com altura significativa até quatro metros na costa ocidental esta terça-feira, e que poderiam atingir altura máxima até sete metros, uma situação pouco frequente em agosto e que resulta do posicionamento do ciclone pós-tropical ERIN.
Na sequência do agravamento das condições marítimas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram a população, aconselhando medidas preventivas.
A AMN apelou aos banhistas que tenham cuidado numa ida à praia, e que frequentem praias permanentemente vigiadas, respeitem a sinalização das bandeiras e das praias e as indicações dos nadadores-salvadores e demais elementos de vigilância, vigiem permanentemente as crianças e evitem colocar-se debaixo de arribas.
Leia Também: Turistas enfrentam agitação marítima pela melhor foto na Boca do Inferno