Um alerta especial de chuva forte foi temporariamente emitido pela Agência Meteorológica do Japão, na quinta-feira, para as ilhas Izu, no sul do Japão, quando o Tufão Halong passou perto do arquipélago.
Segundo a agência, a precipitação em Hachijo, uma das sete ilhas Izu, atingiu 207 milímetros até às sete da manhã. Já o vento, registou 196,92 km/h durante a madrugada.
O 'NHK World' avança que o mau tempo provocado pelo Halong obrigou a que centenas de residentes se refugiassem em centros de evacuação por questões de segurança.
Já o 'The mainichi' relata vários estragos provenientes da passagem do tufão pelo Sul do país, nomeadamente telhados arrancados. Contudo, refere que, por volta das 14 horas e 30 minutos, o alerta passou para aviso em todo o arquipélago.
O jornal japonês avança ainda que a polícia informou do registo de uma vítima mortal, que se encontrava a pescar quando foi levado pela força das ondas. Este incidente ocorreu em Oiso, província de Kanagawa, também no sul do Japão e foi apenas neste momento que as autoridades locais emitiram alertas para esta cidade.
O tufão Halong formou-se no domingo e acabou por se intensificar mais do que a agência meteorológica do Japão tinha previsto, segundo indica o 'The Mainichi'.
Leia Também: Crise política no Japão afeta nomeação de primeira-ministra