Os agentes do Serviço de Imigração e Controlo de Alfândegas (ICE) dos Estados Unidos foram filmados em mais uma detenção violenta que está a gerar consternação e a gerar questões sobre a forma de atuação desta força de segurança.
O momento aconteceu em Alamosa, no estado do Colorado, quando a família visada se dirigia a casa e o carro em que seguiam foi cercado por três SUV. O que seguia em frente começou a travar, enquanto os outros dois ativaram as sirenes.
Depois disso, os agentes apontaram armas à família que seguia na viatura e começaram a dar ordens para que saíssem do carro. Um dos agentes tentou abrir a porta do condutor, Jose Aguilera, dando-lhe ordens para que saísse da viatura.
O momento fica marcado por gritos de uma mulher que seguia na mesma viatura e que informa os agentes que há um bebé dentro do carro e pede que tenham misericórdia. "Temos um bebé", grita, referindo-se ao filho de apenas um mês de idade.
"Posso perguntar porque estão a detê-lo?", questiona posteriormente a mulher, por diversas vezes até finalmente lhe responderem que têm um mandado de detenção por imigração.
Perante esta informação, a mulher exige que esse mandado lhe seja mostrado, acabando a mulher por afirmar que não existe documento nenhum e que aquilo que está a acontecer é ilegal.
De acordo com o The Colorado Sun, o homem foi detido e a mulher esteve vários dias sem ter notícias suas.
As imagens do momento, que pode ver acima, são um dos exemplos mais recentes de agentes de imigração a serem filmados a usar táticas violentas como parte da política de deportação em massa da administração Trump.
Leia Também: Cinco agentes atingidos a tiro na Pensilvânia (3 estão em estado grave)