Mesmo que seja um desumidificador de última geração há certos sítios em casa onde nunca devemos colocar o desumidificador.
Esta é uma opção muito usada pelas pessoas que têm problemas com a humidade nas suas casas, e com o fim do verão esta volta a ser uma 'dor de cabeça' mais presente. Mas há algumas condições no que diz respeito ao seu uso, pois não basta apenas tê-lo ligado. E muitas pessoas ignoram as 'regras', sendo uma das mais importantes o sítio onde colocá-lo.
A Woman & Home esteve à conversa com especialistas em eletrodomésticos e partilhou os cinco lugares da casa onde deve evitar colocar o desumidificador.
1 - Salas superlotadas
"Os desumidificadores funcionam melhor em ambientes fechados com espaço livre à sua volta, para que possam fazer circular continuamente o ar interno e remover a humidade de forma eficiente", explica Jonathan Kirby, especialista em mofo da Dryzone.
E não fica por aqui. Jonathan Kirby acrescenta que deve colocar o desumidificador num pavimento plano, dentro de casa, com portas e janelas fechadas, frisando que deve deixar o espaço livre à sua volta.
2 - Cozinhas e casas de banho
Embora hajam certos desumidificadores recomendados para casas de banho, os especialistas estão relutantes em sugerir a colocação de um modelo alimentado pela rede elétrica em casas de banho e cozinhas.
"Não coloque o desumidificador na cozinha perto de equipamentos de cozinha ou de radiadores, pois o vapor e o calor podem confundir o higrostato e fazer com que o desumidificador trabalhe mais", recomenda Jonathan Kirby.
"Os desumidificadores não podem ser usados em segurança nas casas de banho porque geralmente não são adequados para este tipo de utilização. No que diz respeito a cozinhas e casas de banho, opte antes por exaustores e outras formas de ventilação para controlar a condensação", sugere.
3 - Não deixá-lo num canto
Se tem, por exemplo, uma sala de estar pequena, colocar um desumidificador num canto pode parecer uma solução boa por ocupar menos espaço. No entanto, na verdade, não vai ajudar no verdadeiro efeito: trabalhar contra a humidade.
"Um dos erros mais comuns é colocar o desumidificador num canto quando, na verdade, devíamos posicioná-lo no centro de um espaço para remover a humidade. Isso faz com que haja espaço suficiente à volta do desumidificador para a circulação do ar", comenta Katie Lilywhite, especialista em eletrodomésticos da AO.com.
4 - Espaços fechados
É certo que a chegada da chuva e as temperaturas baixas depois do verão torna-se num ponto de maior atenção em muitas casas, especialmente quando são propícias a humidade e mofo. Muitas vezes, locais mais fechados, como o nosso guarda-roupa, são um foco de preocupação. Mas colocar um desumidificador num sítio tão fechado não é solução.
"Evite usar um desumidificador em espaços fechados, como um armário, uma vez que ele não vai deixar circular o ar adequadamente e pode superaquecer", alerta Chris Michael, CEO da Meaco.
Nos casos dos guarda-roupa, para evitar o mofo, opte por sacos anti-humidade. Este tipo de soluções funcionam melhor em espaços mais fechados e não precisa de se preocupar com a circulação de ar ou o superaquecimento, como indica ainda a Woman & Home.
5 - Debaixo de roupa molhada
Esta é uma opção muito usada no inverno, sobretudo por pessoas que não têm máquina de secar. De facto, um desumidificador pode ser uma boa forma de ajudar a secar a roupa em ambientes fechados, só que não deve colocar o eletrodoméstico muito perto da roupa molhada.
"Certifique-se de mantê-lo seco, não deixe que os pingos de água da roupa caírem no desumidificador e nunca o deve tapar", realça Jonathan Kirby.
Uma boa sugestão é colocar a roupa num estendal aquecido próximo do desumidificador. Verá que o resultado será muito melhor e sem danificar nada.
Leia Também: Não é só para a máquina… 7 usos surpreendentes do detergente para a roupa