Portugal Continental está esta terça-feira, 26 de agosto, em alerta amarelo devido à agitação marítima, um aviso que vai prolongar-se até às 6h00 de amanhã, quarta-feira, 27 de agosto.
Apesar dos avisos da Autoridade Marítima e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o perigo junto ao mar, são muitas as pessoas que arriscam a vida para conseguir a melhor fotografia junto às ondas, que podem atingir vários metros de altura.
Na falésia da Boca do Inferno, em Cascais, por exemplo, o fotojornalista Horácio Villalobos captou o momento em que dezenas de turistas se posicionam perto da rebentação das ondas.
Nem uma placa de aviso de perigo - bem visível - os impediu de tentarem a sua sorte. Pode ver na galeria acima as fotografias do momento.
Recorde-se que seis barras marítimas estão hoje fechadas à navegação devido a agitação marítima forte, que levou o IPMA a emitir aviso amarelo para 10 distritos de Portugal Continental.
De acordo com informação disponível no site da Marinha Portuguesa, as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Vila do Conde e Portinho da Ericeira estão fechadas à navegação e as de Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.
Por causa da agitação marítima, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão desde as 06h00 de hoje sob aviso amarelo e até às 6h00 de quarta-feira.
Já na tarde desta terça-feira, a Capitania do Porto do Douro revelou à agência Lusa que as praias do Ourigo, das Pastoras e do Carneiro, na Foz do Douro no Porto, foram interditadas devido ao alerta de agitação marítima.
Já no Algarve o mau tempo provocou danos. As ondas destruíram os passadiços da Praia do Faro, assim como alguns chapéus de palha e espreguiçadeiras.
Leia Também: Três praias na Foz do Porto interditadas devido à agitação marítima