A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na segunda-feira, no concelho de Loures, "cerca de 350 quilos de noz areca", que continha "substância psicoativa arecolina".
Em comunicado, a GNR revela que, no âmbito de uma ação de fiscalização, procedeu "à fiscalização de um operador económico a retalho de produtos alimentares" e verificou que "no seu interior se encontravam armazenados cerca de 350 quilos de noz de areca, devidamente acondicionada e embalada".
Explica ainda que "a noz de areca, por conter arecolina, integra a lista de novas substâncias psicoativas, nos termos da legislação em vigor, designadamente do regime jurídico estabelecido para a prevenção e proteção contra a publicidade e o comércio das novas substâncias psicoativas".
E acrescenta que "este regime proíbe a respetiva produção, importação, exportação, publicidade, distribuição, venda, detenção ou qualquer forma de disponibilização dessas substâncias".
A GNR salienta que "a operação culminou na apreensão da totalidade da mercadoria e na elaboração de um auto de notícia por contraordenação" e que os factos foram remetidos para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
O que é arecolina?
A arecolina é um alcaloide encontrado na noz de areca, fruto da palmeira areca e é usada, tradicionalmente, em algumas culturas asiática, onde o fruto é mascado para obtenção de efeitos estimulantes.
Leia Também: ASAE instaura 12 processos por especulação em restaurantes de Santarém