Apreendidos 350 kg de noz areca. Tinham "substância psicoativa arecolina"

A Unida de Ação Fiscal da GNR apreendeu "cerca de 350 quilos de noz areca", que continha "substância psicoativa arecolina". Esta substância integra "a lista de novas substâncias psicoativas, nos termos da legislação em vigor".

apreensão noz areca

© GNR UAF - Loures

Notícias ao Minuto
12/08/2025 16:59 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

País

GNR

A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na segunda-feira, no concelho de Loures, "cerca de 350 quilos de noz areca", que continha "substância psicoativa arecolina".

 

Em comunicado, a GNR revela que, no âmbito de uma ação de fiscalização, procedeu "à fiscalização de um operador económico a retalho de produtos alimentares" e verificou que "no seu interior se encontravam armazenados cerca de 350 quilos de noz de areca, devidamente acondicionada e embalada".

Explica ainda que "a noz de areca, por conter arecolina, integra a lista de novas substâncias psicoativas, nos termos da legislação em vigor, designadamente do regime jurídico estabelecido para a prevenção e proteção contra a publicidade e o comércio das novas substâncias psicoativas".

E acrescenta que "este regime proíbe a respetiva produção, importação, exportação, publicidade, distribuição, venda, detenção ou qualquer forma de disponibilização dessas substâncias".

A GNR salienta que "a operação culminou na apreensão da totalidade da mercadoria e na elaboração de um auto de notícia por contraordenação" e que os factos foram remetidos para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

O que é arecolina?

A arecolina é um alcaloide encontrado na noz de areca, fruto da palmeira areca e é usada, tradicionalmente, em algumas culturas asiática, onde o fruto é mascado para obtenção de efeitos estimulantes.

Leia Também: ASAE instaura 12 processos por especulação em restaurantes de Santarém

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas