Para ter um verão em segurança é necessário estar "atento/a aos níveis dos raios ultravioleta (UV)", protegendo "os seus olhos e a sua pele". A recomendação parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que, nas redes sociais, deixou esta terça-feira, dia 12, uma mensagem onde dá mais informações sobre os Raios UV. Sabe o que são?
Os Raios UV "são um tipo de radiação emitida pelo sol essencial ao planeta". Contudo, "quando excedem os limites de segurança, podem causar danos à pele e aos olhos".
Mas como sabemos se ultrapassou os limites de segurança? O SNS responde a esta pergunta, explicando que "o Índice UV é uma medida dos níveis da radiação UV que nos ajuda a saber que cuidados de proteção adotar".
Entenda:
- Nível 1-2 - Baixo. Não precisa de proteção;
- Nível 3-5 - Moderado. Precisa de proteção;
- Nível 6-7 - Alto. Precisa de proteção;
- Nível 8-10 - Muito Alto. Precisa de proteção extra;
- Nível 11+ - Extremo. Precisa de proteção extra.
Na mesma publicação, o Serviço Nacional de Saúde deixa ainda quatro dicas fundamentais para se proteger. Deve "usar protetor solar (FPS>30) mesmo em dias nublados", assim como "usar óculos de sol com proteção UV".
Terá ainda de usar "t-shirt, chapéu e guarda-sol", assim como "evitar a exposição solar", particularmente entre as 11 horas e as 17 horas.
Esteja atento/a aos níveis dos raios ultravioleta (UV) e proteja os seus olhos e a sua pele. Aproveite este verão de forma responsável e saudável. ️ #Saúde #SNS #DGS #Calor
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) August 12, 2025
© @DGSaude pic.twitter.com/2m2x3AFV7Y
De recordar que o Governo renovou a situação de alerta no país até sexta-feira, dia 15 de agosto, devido ao risco de incêndio florestal.
A renovação da situação de alerta tem como base dois motivos principais: a continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas.
Leia Também: Férias. Como lavar e guardar o biquíni após cada utilização