Um homem de 34 anos foi identificado pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na passada sexta-feira, dia 8 de agosto, em Lisboa, que havia sido "denunciado no âmbito de violência doméstica".
Em comunicado enviado esta terça-feira às redações, a PSP dá conta de que, no âmbito do patrulhamento preventivo, dedicado à prevenção e combate de crime, implementado na freguesia de Santo António, "procedeu à identificação de um homem como denunciado no âmbito de violência doméstica".
"Os polícias ao avistar uma viatura a imobilizar-se repentinamente, com um indivíduo exaltado a sair e a lançar algo contra o solo com bastante violência, e um outro a agarrá-lo para se acalmar, de imediato foram inteirar-se da situação", pode ler-se.
A PSP explica que, no interior da viatura, "estava uma mulher em pânico e a chorar compulsivamente".
Após falar com os intervenientes, as autoridades apuraram que se "tratava de uma situação de violência doméstica" e que o "denunciado, num acesso repentino de ciúmes, retirou bruscamente o telemóvel à sua namorada, vítima de 24 anos, e o arremessou agressivamente ao solo, tendo-o danificado".
"Apesar da vítima não desejar procedimento criminal, por se tratar de um crime público, a situação foi devidamente sinalizada, sendo convicção de que o cenário de coação e intimidação continuaria, se não fosse a pronta intervenção", continua o comunicado.
A PSP deixa ainda o alerta de que "o crime de violência doméstica é um crime público" e que "não é necessário a vítima e o suspeito serem casados, aplicando-se a situações de namoro". Apela ainda "à denúncia dos crimes junto das autoridades policiais ou judiciais".
Leia Também: Jovem tranca namorada no quarto para a agredir. PSP arromba porta