Um jovem, de 18 anos, foi detido pela Polícia Segurança Pública (PSP), no passado dia 7 de agosto, em Lisboa, pelo crime de violência doméstica, foi este sábado anunciado.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP revela que foi a vítima, namorada do suspeito, quem pediu ajuda.
Segundo a PSP, "os pedidos de socorro eram audíveis do exterior e face ao risco iminente para a integridade física da vítima, bem como à recusa do suspeito em abrir a porta" da residência, os polícias "agiram de imediato, procedendo à entrada forçada" na habitação.
"Ao entrarem na residência constataram que a vítima se encontrava trancada no quarto de casal privada da sua liberdade, local onde foi agredida, havendo necessidade de se proceder ao arrombamento da porta para aceder ao interior do quarto, onde se encontrava também o suspeito", informa a força de segurança na mesma nota.
"Para além dos óbvios sinais de violência", a PSP viria ainda a encontrar no quarto uma réplica de arma de fogo, dez cartuchos de calibre 12 e uma arma branca com cerca de 30 cm de lâmina. Estes artigos foram apreendidos.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo sido determinado, pela Autoridade Judiciária, a medida de coação mais gravosa - prisão preventiva.
--------------------------------------
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
- Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica: 800 202 148 (gratuito, 24h/dia);
- No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/;
- Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca;
- Através de email para a PSP: violenciadomestica@psp.pt.
Leia Também: É visto a agredir gato e atira-o contra carro ao ser confrontado pela PSP