Um homem de 39 anos foi detido por suspeitas de tentar violar uma mulher, de 43, na madrugada de domingo, na cidade de Coimbra, revelou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com os inspetores, o crime ocorreu em plena via pública, depois de vítima e suspeito se terem conhecido numa festa popular.
A mulher dirigia-se a casa, quando foi surpreendida pelo suspeito que, através de força física, a manietou e tentou violar.
A violação só não foi consumada, conta a PJ, "devido à forte resistência da vítima e por ação de terceiros, que ao ouvirem os gritos e pedido de ajuda da mulher foram em seu socorro, levando a que o arguido se pusesse em fuga".
O detido será agora presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas como adequadas.
A detenção, como realça a PJ, foi efetuada com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Recorde-se que, também hoje, a Polícia Judiciária anunciou a detenção de dois irmãos, em Sintra, por suspeitas da violação de uma mulher.
Neste caso, o crime terá sido mesmo consumado. Só depois a vítima terá conseguido fugir do local e contactar as autoridades.
Recorde-se que, em Portugal, a violação é considerada um crime semipúblico, o que significa que a investigação só pode ser iniciada mediante queixa da vítima.
Há quem defenda que a natureza do crime devia ser alterada para público, o que permitiria que as autoridades investigassem independentemente da apresentação da queixa. No entanto, para já isso não é possível.
A pena para este crime pode variar de um a seis anos de prisão e pode ser agravada se forem usadas violência, ameaça grave, ou se a vítima estiver inconsciente ou impossibilitada de resistir.
Leia Também: Dois irmãos detidos pela PJ por violarem mulher em Sintra